RGE finaliza segunda edição do projeto Caravana RGE – Educando para a eficiência

Postado em 20 junho 2013 09:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Durante dez meses, mais de 148 mil pessoas participaram das atividades educativas sobre eficiência energética e a conservação dos recursos naturais, desenvolvidas para alunos e professores de 97 municípios do Estado

A Rio Grande Energia (RGE) finalizou na última semana a segunda edição do projeto socioeducativo Caravana RGE – Educando para a eficiência, desenvolvido pelo Programa de Eficiência Energética da empresa. Após a primeira edição realizada em 2010, o projeto itinerante voltou à estrada em agosto de 2012, e desde então percorreu 97 municípios da área de concessão da RGE, com o objetivo de levar para o universo escolar destas cidades – alunos e professores – educação, cultura e conhecimento sobre Eficiência Energética, Uso Seguro da Energia Elétrica e a Conservação dos Recursos Naturais.

Ao longo de dez meses, a Caravana RGE contou com a participação de um público superior a 148 mil pessoas, entre alunos e professores. Foram realizados oito Seminários Regionais de Educação, destinados exclusivamente aos educadores, e 235 ações realizadas para estudantes de 1.807 escolas de diferentes regiões do Estado. O objetivo de todas as atividades foi promover o conhecimento e estimular habilidades e atitudes sustentáveis por meio da capacidade transformadora da educação.

Nos Seminários, professores da rede pública de ensino foram instrumentalizados sobre a temática do Projeto, através de oficinas multidisciplinares destinadas a enriquecer e a valorizar o trabalho desenvolvido nas escolas, de palestra sobre os cenários e desafios da sustentabilidade, e pela Arena Cênica, composta pelo Túnel do Conhecimento e pelo espetáculo teatral “Viagem ao mundo da eletricidade”.

Nas ações para os estudantes, realizadas em 97 cidades, eles também puderam percorrer e conhecer os atrativos da Arena Cênica. O Túnel do Conhecimento – uma grande estrutura inflável com 30 metros de comprimento – levou ao interior do Estado uma tecnologia encontrada somente nos grandes centros, com uma verdadeira exposição científica interativa, apresentada através de diversos experimentos sobre os processos de geração de energia, suas diferentes fontes e importância. Já o espetáculo teatral “Viagem ao mundo da eletricidade”, levou educação através da cultura, ao contar a história da menina Lúcia e suas aventuras em busca do conhecimento sobre a origem da energia. Em todas as atividades foram distribuídos materiais didáticos aos alunos e professores, para que os temas continuem sendo trabalhados nas escolas.

No decorrer do Projeto, os estudantes do ensino Fundamental também puderam participar do II Concurso Educativo Caravana RGE – Educando para a eficiência. Com o tema “Meio ambiente e o uso eficiente da energia”, a iniciativa envolveu escolas, professores e alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino dos municípios da área de concessão da RGE, nas categorias anos iniciais e finais. O resultado será divulgado no dia 5 de julho e a premiação ocorre no dia 12 de julho, na sede da empresa, em Caxias do Sul.

Caravana RGE – 3ª edição (2013/2014)

A terceira edição da Caravana RGE – Educando para a eficiência terá início no segundo semestre deste ano. O objetivo é percorrer mais 98 cidades, contemplando assim, entre as três edições do Projeto, os 264 municípios da área de concessão da RGE.

Sobre a RGE – A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Criada em 1997, a empresa atende 264 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² – 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do Estado. Desde 2006, a RGE faz parte do grupo CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro.

Programa de Eficiência Energética – O Projeto Caravana RGE – Educando para a eficiência faz parte do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE – RGE), existente há mais de dez anos e elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O PEE-RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica implantando ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, além de diversos outros atos, dentro dos Projetos: RGE em Casa; RGE na Escola; RGE no Hospital; RGE na Indústria; RGE no Saneamento e RGE nos Prédios Públicos. Com um investimento de R$ 96.000.000,00 em 55 Projetos realizados ao longo do período, o resultado foi de uma demanda evitada de 73.000 kW e de Energia Conservada de 250 GWh/ano.

(Assessoria de Imprensa – RGE)

Postado em 20 junho 2013 09:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop