Produtor de leite deverá receber menos pelo produto nos próximos dias

O produtor de leite da região de Não-Me-Toque e Victor Graeff deverá receber menos pelo produto nos próximos dias. A informação foi repassada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Victor Graeff, Volnei Schreiner. Segundo ele, as perspectivas não são nada animadoras. “A redução deverá ser de R$0,20 a R$0,30 no litro pago ao produtor. Isso representa um valor imenso em casa propriedade. Vamos entrar em uma fase complicada novamente,” lamentou.

Volnei lembra que quando foram divulgadas as instruções normativas nº 76 e nº 77, a promessa era que o preço pago pelo litro iria melhorar. “Foi tudo uma ilusão. Não alteraram o preço, muito pelo contrário, estão baixando e o custo de produção aumentou com as novas exigências.”

O que dizem as instruções de normativas:
- A IN 76 trata das características e da qualidade do produto na indústria.

- Na IN 77, são definidos critérios para obtenção de leite de qualidade e seguro ao consumidor e que englobam desde a organização da propriedade, suas instalações e equipamentos, até a formação e capacitação dos responsáveis pelas tarefas cotidianas, o controle sistemático de mastites, da brucelose e da tuberculose.

Portal NMT