SELBACH – Comunicações da Paróquia São Tiago

1. Julho – o que temos pela frente? É o mês do Padroeiro Sã o Tiago (25/7); mês dos agricultores e suas famílias (25/7); mês dos motoristas (25/7); mês dos vovôs e vovós (26/7); mês dos amigos e da amizade (20/7). A Paróquia São Tiago vai realizar o tradicional Jantar Baile do Kerb e dos Amigos, no dia 20 de julho, às 20hs, no Salão Paroquial.

2. Bispos do Brasil – Sentido do Domingo: “É preciso resgatar a centralidade do Domingo como Dia do Senhor por meio da participação na Missa Dominical ou, faltando essa, na Celebração da Palavra. Somente situações excepcionais podem justificar a ausência nesse momento central da vivência da fé cristã. A Assembleia Eucarística é considerada “alma do domingo” e, não sem razão, entre os mandamentos da lei de Deus, está a guarda do Domingo e dos dias Santos e, razão pela qual, entre os mandamentos da Igreja, encontra-se o dever da participação na celebração eucarística nesse dia.” (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, nº 164, pg 80)

3. Celebrações da Semana:
: Sábado, dia 13, às 14hs, missa em Passo do Padre;
: Sábado, às 16hs, missa no Centro Comunitário do Bairro União;
: Sábado, às 18hs, missa na Matriz, com 7º dia de Hilário Antônio Pasinato e 30º dia de Guido Bersch;
: Domingo, dia 14, às 8hs e 30min, missa na Matriz, e 7º dia de Wunibaldo Muller;
: Domingo, às 9hs e 45min, missa em Linha Floresta, com 7º dia de João Carlos Binsfeld e Wunibaldo Muller;
: Domingo, às 11hs, missa de ação de graças: 65 anos de casamento de Affonso e Erica Cossul;
: Terça, dia 16, às 19hs, na Matriz, oração do Terço dos Homens;
: Quarta, dia 17, às 7hs, missa na Matriz;
: Quarta, às 14hs, visita mensal e missa em São Pascoal;
: Quinta, dia 18, às 19hs, visita mensal e missa em Arroio Grande;
: Sexta, dia 19, às 16hs, missa da Saúde, na Matriz;
: Sábado, dia 20, às 14hs e 30min, visita mensal e missa em Bela Vista, com 1º ano de Erno Reckziegel;
: Sábado, às 18hs, missa na Matriz;
: Domingo, dia 21, às 8hs e 30min, missa na Matriz;
: Domingo, às 9hs e 45min, missa em Santa Isabel, 1º ano de Anselmo Peter.

4. Capelinha Vocacional: Nas missas e celebrações da Palavra, na Matriz e nas Capelas, temos sempre a presença da Capelinha Vocacional. Na Matriz, nesta semana, a Capelinha está na casa da família de Osvino e Maria Kraemer e na próxima semana será acolhida pela família de Odete e Marino Schneider. Inscreva sua família na Secretaria da Paróquia!

5. Programação de visitas às Capelas, com missa, em julho:
: Capela do Passo do Padre, dia 13, às 14hs;
: Centro Comunitário do Bairro União, dia 13, às 16hs;
: Linha Floresta, dia 14, às 9hs e 45min, com 7º dia de João Carlos Balensifer;
: São Pascoal, dia 17, às 14hs;
: Arroio Grande, dia 18, às 19hs;
: Bela Vista, dia 20, às 14hs e 30min, com 1º ano de Erno Reckziegel;
: Santa Isabel, dia 21, às 9hs e 45min, com 1º ano de Anselmo Peter.

6. Bodas de Ouro – Ordenação Presbiteral: No domingo, dia 14 de julho, na Paróquia São José, em Sertão, o Padre Darci Domingos Treviso celebrará seus 50 anos de Ordenação Presbiteral. A missa de ação de graças será celebrada às 17hs, na Igreja Matriz de Sertão. Continuemos rezando pelos padres e pelas vocações sacerdotais!

7. Terço dos Homens: Na terça, dia 16 de julho, no dia de Nossa Senhora do Carmo, será rezado o Terço dos Homens, na Igreja Matriz. É renovado o convite aos homens da Matriz: uma vez por mês, na terceira terça-feira, ir à Igreja e, às 19hs, participar no Terço dos Homens.

8. Vem aí: JANTAR BAILE DO KERB E DOS AMIGOS– Paróquia São Tiago: No dia 20 de julho, no Salão Paroquial, a Paróquia São Tiago vai realizar a sua tradicional promoção: o JANTAR BAILE DO KERB E DOS AMIGOS. Neste ano terá a animação do Grupo Talentus. Os cartões estão disponíveis com os membros do Conselho Econômico e na Secretaria da Paróquia, onde também podem ser feitas reservas de mesas para grupos organizados. O Jantar será servido em horário único, às 20hs.

9. Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: Está chegando às Paróquias o livro da CNBB com as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil válidas para os anos de 2019 a 2023. O texto será agora lido e estudado e servirá de orientação para o novo Plano de Evangelização de nossa Arquidiocese e das Paróquias.

10. Diretório sobre o Sacramento da Eucaristia – Leitura e estudo: Os Ministros, membros das Equipes de Liturgia e Celebração, os Instrumentistas e cantores da Matriz e das Capelas, também as catequistas, estão recebendo gratuitamente o livro do novo Diretório sobre o Sacramento da Eucaristia. É seu compromisso ler, reler, estudar e, depois, participar nos encontros de formação que serão realizados.

11. Parada Catequética: Em julho, no período das férias escolares, haverá uma parada catequética de duas semanas. Na Matriz será entre os dias 22 de julho a 4 de agosto e nas Capelas em dois finais de semana.

Pensamento da semana, de W. Rogers: “Mesmo estando na estrada certa, você será atropelado se ficar sentado nela!”

Padre Aloisio – Pároco