“Crescimento do cooperativismo se deve ao profissionalismo”

Postado em 09 julho 2019 06:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Afirmação é do presidente da Cotrijal, que enxerga o sistema como fundamental para a economia gaúcha, já que é o que mais emprega atualmente

Entre os 13 ramos do cooperativismo no Rio Grande do Sul, as cooperativas agropecuárias são consideradas as mais fortes, segundo constata levantamento realizado pela Ocergs/Sescoop. Ao todo são 128 cooperativas que unem 350 mil produtores associados, gerando 36,6 mil empregos diretos. O faturamento delas somou R$ 31,7 bilhões, um aumento de 19,22% considerando 2017. O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, analisa que os números impressionam a todo momento. “O crescimento, nos últimos quatro anos, foi de mais de 54%. Isso se deve ao profissionalismo, aos serviços prestados e entendimento do produtor que ele é o dono do negócio. Se analisarmos o setor agropecuário como um todo, o faturamento foi de R$ 31 bilhões em 2018, crescimento de 19,22%, mas se olharmos pontualmente a Cotrijal, ela cresceu ano passado acima desta média, 38% superior ao seu faturamento anterior. Isso demonstra a importância do cooperativismo e o que ele representa para as comunidades”, coloca. “A melhoria do IDH das cidades onde atua, a questão ambiental, a responsabilidade de produzir alimentos, a manutenção do homem no campo… Tudo isso faz com que a sociedade entenda o cooperativismo como essência da economia”, acrescenta Mânica .

Nesta mesma linha de pensamento, o presidente da Cotrijal sintetiza que o cooperativismo é essencial para as pessoas. “Ele faz com que haja uma sinergia muito grande entre as pessoas em torno de um objetivo comum, buscando uma melhor qualidade de vida, uma rentabilidade maior. É uma gama de oportunidades que o cooperativismo oferece”, pontua, citando a Expodireto Cotrijal como exemplo do cooperativismo que dá certo. “Ela extrapolou todas as previsões possíveis, se tornando internacional, trazendo para nós o que há de melhor em tecnologia, dando oportunidade, não somente ao produtor, de ter incremento às suas atividades. Este é o verdadeiro cooperativismo que fortalece e sustenta as economias”, completa.

O índice relacionado a geração de emprego também impressiona. Mânica atribui a força do setor à ampliação dos negócios. “A própria Cotrijal cresceu, aumentou sua área de atuação, passou a realizar novas atividades, manteve o produtor no campo, mostrando que o meio rural possui grande capacidade de geração de renda, embora algumas cadeias tenham mais dificuldade, mas se buscam alternativas. Por isso o sistema produtivo é o que mais emprega no Brasil”, confirma.

Faturamento expressivo
A tecnologia, na visão de Mânica, é uma das principais responsáveis pelo crescimento do faturamento das cooperativas agropecuárias mesmo no momento de instabilidade econômica do Brasil. “A inovação aumenta a produtividade. Não tem outro caminho senão buscar a eficiência através do aumento da produtividade. Além disso, é necessário buscar a adesão de mais pessoas ao sistema porque tendo a confiança da cooperativa, com um vasto balcão de serviços, estando 365 dias do ano ao seu lado. Assim, ele enxerga a cooperativa como seu porto seguro, a sua própria casa”, frisa.

Fomento ao desenvolvimento
Mânica concorda que as agroindústrias são importantes ferramentas de incremento no meio rural, contribuindo para o desenvolvimento do Estado como um todo. “A gente se debruça muito sobre este assunto. Hoje temos uma cadeia do leite bastante desenvolvida, a suinocultura contempla poucos produtores, tem o biodiesel que contempla a soja, mas há muitas indústrias ociosas. Temos oportunidade de industrialização, mas estamos num momento em que o custo de produção não é compatível com certos investimentos”, avalia.

Na visão dele, a avicultura é uma atividade que pode ser melhor trabalhada. “Até porque acabamos de acompanhar a assinatura de um acordo entre Mercosul e União Européia. A avicultura terá o maior espaço. É um projeto que deve ser pensado com muito carinho”, conclui.

Diário da Manhã

Postado em 09 julho 2019 06:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop