Pesquisadores usam matemática avançada para combater câncer

Postado em 18 junho 2013 07:26 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Pesquisadores do Canadá estão depositando suas esperanças na matemática avançada para combater o câncer, segundo reportagem do site da RT publicada neste sábado. A revista Nature Communications publicou artigo de pesquisadores de Ottawa, no Canadá, com o uso da engenharia para intencionalmente infectar e matar tumores no corpo humano, evitando danos aos tecidos saudáveis.

Os testes em humanos até agora têm sido muito limitados, mas a pesquisa produzida pela equipe canadense poderia ter amplas repercussões. Os modelos matemáticos seriam usados para fazer simulações ao invés de usar ensaios caros e demorados. “Ao usar esses modelos matemáticos para prever como as modificações virais iriam realmente impactar as células cancerosas e as células normais, somos capazes de acelerar o ritmo da investigação”, diz John Bell, um dos autores da pesquisa.

A partir dessa pesquisa inicial, os investigadores podem examinar a propagação e os mecanismos de defesa libertados pelas células tumorais. Usando os resultados dessas simulações, os cientistas podem explorar a forma de modificar o genoma, ou a estrutura genética do vírus, para contrariar as defesas antivirais das células cancerosas. Isso representaria uma importante economia de tempo, antes mesmo de utilizar amostras biológicas vivas, tais como camundongos portadores de tumor.

De acordo com a equipe de investigação, os resultados matemáticos até agora têm sido surpreendentemente precisos. “O que é notável é a forma como poderíamos prever o resultado experimental com base na análise computacional. Este trabalho cria uma estrutura útil para o desenvolvimento de tipos semelhantes de modelos matemáticos na luta contra o câncer “, diz Bell.

Terra

Postado em 18 junho 2013 07:26 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop