PASSO FUNDO – Realização da Jornada Nacional de Literatura em risco

Postado em 02 julho 2019 06:20 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Ao completar quatro anos da edição que foi cancelada, movimentação literária volta a enfrentar dificuldades na obtenção de patrocínio

Uma reunião entre representantes da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da Prefeitura de Passo Fundo acontece na próxima segunda-feira (01) para tratar sobre a realização das Jornadas Literárias – 17ª edição da Jornada Nacional de Literatura e da 9ª edição da Jornadinha Nacional de Literatura.

Em razão de ainda não possuir garantia necessária de recursos para a movimentação cultural, as Jornadas podem ser postergadas.

A situação já havia sido alvo de boatos em Passo Fundo. Nesta sexta-feira (28), a UPF, por meio da assessoria de imprensa, divulgou uma nota, em que elenca que está comprometida junto ao Executivo para garantir mais uma edição. Contudo, a instituição admite dificuldades para manter a realização do evento, agendado para acontecer entre 30 de setembro e 4 de outubro.

Em 2015, pela primeira vez, não houve a realização da Jornada Nacional de Literatura e da Jornadinha por falta de investimentos e captura de recursos necessários. Na época, em nota oficial, a instituição também utilizou a “conjuntura econômica nacional” como principal impeditivo.

Já em 2017, por sua vez, as atividades voltaram com a realização da 16ª Jornada e 8a Jornadinha, realizadas no campus I da UPF, numa proposta diferente de formato. Na oportunidade, o processo de “jornalização” fez com que diversas atividades fossem espalhadas por Passo Fundo, com projetos como Estações de Leitura, Leituras Boêmias, Caminho das Artes e Saúde Jornalizada.

Neste ano, meses antes da data marcada da movimentação cultural, as Jornadas Literárias já realizaram atividades voltada à literatura em Passo Fundo e região, como encontros de formação de agentes de leitura e edições do projeto Saúde Jornalizada.

Confira a nota na íntegra:
“A Universidade de Passo Fundo (UPF) informa que, juntamente com a Prefeitura de Passo Fundo, está comprometida com a realização e a continuidade das Jornadas Literárias e reitera que estão sendo despendidos todos os esforços possíveis para garantir mais esta edição. No entanto, a conjuntura econômica nacional impõe cautela nas mais diferentes áreas. Além disso, a instituição registra que, apesar de terem sido efetivadas inúmeras tratativas concernentes à organização e à realização das Jornadas Literárias, ainda existem muitas indefinições que não garantem os recursos necessários para sua execução. Nesse sentido, na próxima segunda-feira (01/07), representantes da UPF e da Prefeitura Municipal – promotoras das Jornadas Literárias – realizam encontro para discutir a 17ª edição da Jornada Nacional de Literatura e da 9ª edição da Jornadinha Nacional de Literatura. Entre as pautas, estão a possibilidade de manter a data de 30 de setembro a 4 de outubro de 2019, ou de postergá-la”, diz a nota.

Diário da Manhã

Postado em 02 julho 2019 06:20 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop