Emater/RS-Ascar realiza capacitação em comunidade quilombola

Postado em 02 julho 2019 06:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A comunidade Remanescente de Quilombo Rincão dos Martimianos, localizada em Restinga Seca, sediou uma capacitação prevista no Contrato Específico de Parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). O objetivo do evento, realizado na última terça-feira (25/06), foi promover o intercâmbio entre as comunidades quilombolas da região, para o enriquecimento e valorização da cultura afro-brasileira, além do compartilhamento de conhecimentos técnicos sobre os projetos produtivos elaborados pelas famílias, que visam ao fortalecimento da agricultura familiar, através da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), prestada pala Emater/RS-Ascar.

De acordo com a programação, os visitantes foram recepcionados na sede da comunidade Rincão dos Martimianos. Participaram representantes da comunidade Remanescente de Quilombos Arnesto Pena Carneiro, de Restinga Seca, São Miguel dos Carvalhos e Vó Firmina – Barro Vermelho, além dos demais convidados.

Após a abertura, foi realizada uma caminhada com o objetivo de conhecer as benfeitorias da Associação Quilombola Vovô Geraldo, assim como as propriedades que fazem parte do projeto piloto da Anater, que desenvolvem projetos produtivos de aviário de corte e postura, estufas de verduras, morango e tomate.

Ao meio-dia foi servido um almoço típico da cultura quilombola, resgatando saberes e sabores da culinária africana. Quibebe, feijoada, frango e mandioca fizeram parte do cardápio.

No início da tarde ocorreram palestras sobre Olericultura e Fruticultura e sobre Avicultura Colonial, pelos extensionistas do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Restinga Seca, Felipe Noal e Artêmio Figueiredo. Após este momento, foi realizada uma roda de conversa com a Associação Quilombola Vovô Geraldo, representada pelo presidente João Oraci Rezende de Souza e pela vice Terezinha Lopes Paim.

Os convidados puderem conhecer um pouco sobre o modo de organização da Associação, políticas públicas, os projetos conquistados para o desenvolvimento da agricultura familiar, as melhorias nas residências e construções de novas habitações, além dos projetos desenvolvidos em parceria com a Emater/RS-Ascar e a Administração Pública Municipal.

Oraci, presidente da Associação, acredita que “momentos como este são importantes para o fortalecimento e união das comunidades quilombolas, pela visibilidade nas políticas públicas”. A vice Terezinha, afirma que o negro precisa ter orgulho de suas raízes e não podem deixar que o preconceito e a opressão histórica sofrida minimize a luta pela dignidade das famílias negras e a equidade nos direitos sociais.

Jéssica Teles Pena, liderança do Quilombo Arnesto Pena Carneiro, conta que “o encontro foi muito produtivo, de trocas de aprendizados e fortalecimento da comunidade negra, e momentos assim deveriam ser realizados com maior frequência, pois somente com a união é que teremos uma sociedade mais justa”.

Adriane Bertoglio Rodrigues – Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Postado em 02 julho 2019 06:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop