NÃO-ME-TOQUE – Projeto Escola no Campo inicia atividades

Postado em 17 junho 2013 13:56 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Projeto é desenvolvido pela Cotrijal, Syngenta, Fundação Abrinq e secretarias de Educação da região

No intuito de formar novas gerações de agricultores conscientes da necessidade de preservar o meio ambiente e usar a tecnologia para a produção de alimentos mais saudáveis, iniciaram na manhã desta terça-feira (11) as atividades da 12ª edição do Projeto Escola no Campo. Em reunião na sede da Cotrijal, em Não-Me-Toque, representantes das entidades envolvidas com o projeto definiram o cronograma de atividades deste ano.

Em 2013, o Escola no Campo vai envolver cerca de 1500 estudantes do 6º ano de 60 escolas municipais e estaduais de 13 municípios da área de ação da Cotrijal. Até outubro, os professores trabalham em sala de aula o conteúdo da apostila do projeto. No início de outubro, os estudantes participam de palestra com profissionais da Cotrijal envolvendo o tema “Uso correto de agrotóxicos” e também assistem a uma peça teatral sobre o assunto. Ao final dos trabalhos, cada aluno produzirá um desenho e uma frase relacionados com um dos temas desenvolvidos em sala de aula. Os dois melhores de cada categoria serão premiados no encerramento do projeto, marcado para o dia 20 de novembro, no Restaurante do Parque da Expodireto Cotrijal.

O gerente de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal, Enio Schroeder, destacou a evolução que ocorreu na agricultura a partir dos conceitos trabalhados pelo projeto. “Antigamente era comum encontrarmos embalagens vazias de agrotóxicos até nos rios”, lembrou o coordenador do projeto. “Felizmente isso é coisa do passado e o Escola no Campo muito contribuiu para a conscientização sobre a importância da destinação adequada dessas embalagens vazias e também o cuidado com a saúde humana e o meio ambiente”.

O representante técnico de vendas da Syngenta, Luciano Marquetti dos Santos, fez uma retrospectiva do projeto, explicando que a ideia de desenvolvê-lo surgiu a partir da necessidade de mostrar aos hortifrutigranjeiros de São Paulo a importância do cuidado com a aplicação de defensivos e o perigo de crianças manusearem esses produtos. “Era comum as crianças auxiliarem os pais nas atividades, ficando expostas ao risco de contaminação”, informou. “Em decorrência de parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, iniciamos o projeto em 1991 e hoje ele já está presente em 12 estados”.

Na área de abrangência da Cotrijal, o projeto é desenvolvido desde 2002. Começou com a participação dos municípios de Não-Me-Toque, Colorado e Victor Graeff e aos poucos foi expandido para os demais. Além destes, hoje participam Tio Hugo, Saldanha Marinho, Lagoa dos Três Cantos, Mato Castelhano, Nicolau Vergueiro, Ernestina, Almirante Tamandaré do Sul, Carazinho, Santo Antônio do Planalto e Coqueiros do Sul.

Rádio Cotrijal
Confira entrevista com o representante técnico de vendas da Syngenta, Luciano Marquetti dos Santos, falando sobre o início das atividades do Projeto Escola no Campo 2013. Acesse a Rádio Cotrijal, ouça ou faça o download do material.

(Assessoria de Comunicação – Cotrijal)

Postado em 17 junho 2013 13:56 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop