TAPERA – Equipe da SMASC participa de capacitações em Porto Alegre

Postado em 27 junho 2019 17:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

No mês de junho, as servidoras da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania estiveram realizando capacitações para aprimorar o atendimento à população e também aos sistemas exigidos pelo governo federal para atualização de informações sociais da comunidade.

Nos dias 06 a 10 de junho, a Coordenadora do CRAS Patricia Vasconcelos e a técnica de nível superior do Bolsa Família Jocelaine Dalmagro estiveram participando do curso “Capacita SUAS”, em Porto Alegre. Este curso foi uma atualização sobre especialidades e interfaces da Proteção Social Básica no SUAS – Sistema Único de Assistência Social. Foi abordado todo o trabalho na Proteção Social Básica através do CRAS, o qual realiza um trabalho direcionado às famílias de forma preventiva, protetiva e proativa, atuando no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. O CRAS oferta serviços, programas e benefícios com o objetivo de prevenir situações de vulnerabilidade e riscos sociais.

E no dia 13 de junho, a Secretária Miriam L. Saggin Visoto participou de uma capacitação promovida pela FAMURS em Porto Alegre. O curso abordou o tema “Gestão Financeira e Orçamentária da Assistência Social”. O orçamento público é o instrumento de maior relevância na administração pública – o qual se planeja e se usa para organizar os recursos com as previsões de gastos. Foram repassadas orientações sobre a utilização dos Recursos Federais, sobre a prestação de contas, planejamento da Gestão Financeira dos Recursos nos blocos de financiamento.

Os treinamentos são muito importantes para que os servidores públicos estejam sempre atualizados sobre as mudanças e atualizações nas legislações e sistemas do governo federal. No entanto, municípios de toda a região estão enfrentando atrasos nos repasses de recursos do governo federal para os programas desenvolvidos pelo CRAS, incluindo Tapera. “Atualmente, as atividades que devem ser custeadas pelos repasses do governo federal estão sendo pagas com recursos do município. São vários meses em atraso, desde o ano de 2018, e esperamos que a situação seja normalizada o quanto antes, para que nenhuma atividade tenha de ser paralisada”, destacou a secretária Miriam Visoto.

Postado em 27 junho 2019 17:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop