IBIRUBÁ – Coprel e prefeituras iniciam mais uma edição do projeto Coprel Ecologia

Postado em 24 junho 2019 06:12 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Coprel Ecologia chega a sua 15ª edição. Ao longo da sua história já foram recuperados 464 hectares de áreas de preservação permanente (APP) com mais de 515 mil mudas plantadas. O índice de sobrevivência das mudas evolui a cada ano, estando em uma média de 97%.

A reunião preparatória do Coprel Ecologia 2019 ocorreu nesta quarta-feira, dia 19, na sede da Coprel, em Ibirubá. Fizeram a abertura o vice-presidente Elso Scariot e o secretário Décio Floss que reforçaram a importância da intercooperação entre Coprel, prefeituras e produtores, em benefício ao meio-ambiente.

Logo após, foi realizada a apresentação e avaliação do projeto no de 2018 pelos técnicos responsáveis pelo projeto. Em seguida, foi apresentado o funcionamento do projeto e os critérios de participação das prefeituras e produtores. A Coprel irá realizar a distribuição de mudas de árvores nativas, juntamente com as estacas. Também é responsabilidade da Coprel a fiscalização do plantio e do desenvolvimento das plantas, para um maior índice de sobrevivência. As prefeituras encaminham as mudas aos produtores rurais interessados em fazerem a recuperação de áreas de preservação permanente e supervisionam o seu desenvolvimento. E os produtores e prefeituras com melhor resultado no plantio são reconhecidos e premiados pela Coprel. Todo o processo é fiscalizado pelo Departamento de Biodiversidade (DBio) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura.

Estiveram presentes os municípios de Campos Borges, Charrua, Cruz Alta, David Canabarro, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Lagoão, Mormaço. Não-Me-Toque, Quinze de Novembro, Selbach, Tapejara, Tapera e Vila Maria.

Os produtores interessados devem entram contato com o setor de meio ambiente das prefeituras. Em agosto, será realizado o evento oficial que marca a distribuição das mudas, o início do plantio de 2019 e a premiação dos produtores e prefeituras que mais se destacaram no plantio realizado no ano passado.

Postado em 24 junho 2019 06:12 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop