SELBACH – Campanha de suplementação de vitamina A será neste sábado (15)

A Secretaria de Saúde de Selbach realizará no próximo sábado, 15/06, na sala de vacinas da UBS Gilberto Wiesel, das 08h00 às 11h30 mais uma campanha de suplementação de vitamina A.

A suplementação é voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (59 meses), que não estejam fazendo uso de polivitamínicos.

A vitamina A (retinol) é nutriente essencial, necessário em pequenas quantidades em humanos para o adequado funcionamento do sistema visual, crescimento e desenvolvimento, expressão gênica, manutenção da integridade celular epitelial, função imune, defesa antioxidante e reprodução.

A ingestão dessa vitamina é muito importante, pois o corpo não produz e deve ser ingerido através dos alimentos. As principais fontes dessa vitamina são: fígado, gema de ovo, leite e produtos lácteos. Além disso, é também encontrada no leite humano e nas frutas e vegetais na cor amarelo-alaranjado (cenoura, abóbora, manga, mamão) e verde-escuro (espinafre, agrião, couve, almeirão).

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
A criança que já faz uso diário de polivitamínico com vitamina A ou qualquer outro suplemento isolado de vitamina A não precisa tomar a megadose.

Para fazer a suplementação, a criança deve estar acompanhada de um responsável.

Deve-se trazer a caderneta de vacinação, pois sem ela não é administrada a megadose de vitamina A.

O Ministério da Saúde promove a Campanha de Suplementação da Vitamina A de seis em seis meses. Por esta razão, quem perder a data terá de aguardar a próxima campanha.