IBIRUBÁ – Em 14 de junho, será a vez do recolhimento de pneus

Postado em 06 junho 2019 16:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Com o propósito de reduzir o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti no município de Ibirubá, Secretaria de Saúde (SMS) programou o Dia de Recolhimento de Pneus.

O Departamento de Combate a Endemias da SMS de Ibirubá está dando continuidade ao seu firme propósito de reduzir e inibir a proliferação do mosquito Aedes aegypti através de uma intensa programação de limpeza da cidade.

Desde 18/04, a ação dos contêineres disponibilizados nos bairros está retirando uma grande quantidade de materiais que não têm mais serventia para a população. Parte do descarte está sendo encaminhada para a Associação de Catadores Cidadania Sustentável, pois é matéria-prima para a reciclagem. A outra parte que não tem mais nenhuma utilidade está sendo encaminhada para o Aterro Sanitário na Linha Duas.

Segundo o Departamento, os pneus são um dos materiais mais encontrados pelos Agentes de Combate a Endemias, que visitam as residências, estabelecimentos comerciais e industriais, terrenos baldios, etc… Assim, a Secretaria de Saúde firmou parceria com a Ecotires Soluções Ambientais, de Faxinal do Soturno. A empresa desenvolve soluções inovadoras para o tratamento de resíduos, principalmente de pneus, que consiste em processar, em uma usina de tratamento controlado e contínua, pneus inservíveis.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado do RS, Ibirubá está entre os 75 municípios considerados em situação de risco de surto das doenças transmitidas pelo mosquito: Dengue, Zyka e Chikungunya. A enfermeira Edina Dallanora, responsável pelo Departamento, ressalta a importância de a comunidade fazer a sua parte no combate ao Mosquito Aedes aegypti. “Nosso objetivo principal é diminuir o índice de infestação no município, que está em 11,7. Por isto, é essencial que eliminamos todo e qualquer material que possa servir de criadouro para o mosquito”, declarou a enfermeira.

A ação da Secretaria também colabora com o meio ambiente, já que retira o lixo de circulação e dá uma destinação correta ao material.

O Dia de Recolhimento de Pneus
Quem tiver para descarte pneus, borrachas, câmaras de ar e afins, com exceção de pneus de trator e pneus com excesso de barro/terra, poderá levar no estacionamento da Prefeitura Municipal, na Rua Tiradentes, ao lado de depósito das Lojas Becker.

A empresa orienta que borrachas e câmaras de ar devem estar acondicionadas em sacos para que seja possível a sua coleta.

Será apenas um dia para o recolhimento, em 14/06, no horário das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

Texto e foto: Prefeitura Municipal de Ibirubá

Postado em 06 junho 2019 16:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop