IBIRUBÁ – Turismo Rural: conheça um pouco mais sobre a Rota Turística Essência do Viver – A vida em diversidade

Postado em 04 junho 2019 06:12 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A rota ibirubense de turismo rural começou em meados de 2017 através da Prefeitura Municipal sob o comando da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SECTD) com o apoio em conjunto de entidades como Emater/RS-Ascar, Sindicato Rural de Ibirubá (parceiro do Senar-RS), Comaja – Rota das Terras Encantadas e oito empreendedores do município, viram no turismo uma oportunidade de divulgar as belezas naturais de Ibirubá.

Para a realização do roteiro, oito empreendimentos participaram de uma qualificação, formada por 10 etapas pelo Programa de Turismo Rural do Senar, através do turismólogo Erich Ramm.

A intenção de criar a rota turística na cidade, era ter como objetivo a valorização do patrimônio cultural, histórico e natural das propriedades e seus espaços já existentes, além de mostrar as belezas do meio rural, contribuir de uma forma para a sucessão familiar, promover e incentivar as agroindústrias, para que as mesmas possam divulgar e expandir suas produções, e claro, um dos principais objetivos, fazer do turismo rural uma fonte de renda, para a família, e com isso unindo diversos segmentos do município.

O roteiro possui dois guias para receber os visitantes, acompanhar na visitação às propriedades e mostrar os pontos históricos do município: Reni Wohlmuth Alves dos Santos, da Emater/RS – Ascar e João Bourscheid (do Lago do Chorão).

O nome escolhido para esse roteiro foi: Rota Turística “Essência do Viver – A vida em diversidade”, e como mencionada acima ela é integrada por oito empreendimentos atrativos, sendo eles:

* Horto Hortelã: localizado na Granja Laranjeira, na localidade de Linha Três. Proporciona um momento de descoberta, entre doces e salgados, plantas e frutas, a diversidade de novos sabores, resgatando a história familiar e o amor pela culinária.
* Recanto João de Barro: na localidade de Linha Pulador Norte, integração dos ciclos da natureza
* Casa do Artesanato: localizado junto à Casa de Cultura Osvaldo Krames. Artesanato é a arte de transformar, valorizando a cultura e a história de Ibirubá.
* Tempero de Família: na localidade de Linha Cinco. Oferece galinhada de tacho. Do tempero da família para a história da Comunidade.
* Lago do Chorão: na localidade de Linha Pulador Sul.Um local de lazer e descontração com mais saúde para você.
* Granja Meu Reino Encantado: na localidade de Linha Quatro. Saberes e sabores, onde as pessoas fazem parte da natureza.
* Sítio da Lagoa: na localidade de Linha Quatro. Trilha dos sentidos. Um lugar tranquilo, onde a natureza proporciona a experiência dos sentidos.

Projeto Cultural Coxilha Dois Irmãos: localizado na Rua Dumoncel Filho, 1528, no Bairro São Jacob. História e tradição, usos e costumes com o autêntico sabor da estância (café de estância, jantar à moda da estância, artesanato, oficinas culturais e oficina do chimarrão).

Se interessou em conhecer um pouco mais de Ibirubá? As visitas ao roteiro “Essência do Viver”, ocorrem através de agendamento de grupos, pelo telefones: Emater (54) 3324-1538, Reni (54) 9.9932-5604, Lecian (54) 9.9125-5442 e Secretaria de Turismo (54) 3324-8540.

Rádio Cidade

Postado em 04 junho 2019 06:12 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop