Semana de oração pela unidade dos cristãos

Postado em 03 junho 2019 06:23 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A “Semana de oração pela unidade dos cristãos” é promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos da Igreja Católica e pelo Conselho Mundial de Igrejas. A semana acontece em períodos diferentes no mundo. No hemisfério norte, o período tradicional para a semana é de 18 a 25 de janeiro, semana que antecede a festa litúrgica da conversão de São Paulo. Essa data foi proposta em 1908 por Paul Watson. No hemisfério sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana antes da festa litúrgica de Pentecostes, data sugerida pelo movimento Fé e Ordem, em 1926. Este ano acontecerá entre os dias 02 a 09 de junho.

No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC – lidera e coordena as iniciativas para a celebração da “Semana de oração pela unidade dos cristãos”. As Igrejas-membro do CONIC são: Aliança de Batistas do Brasil, Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia. A missão do CONIC é “fortalecer o testemunho ecumênico das Igrejas-membro, fomentar o diálogo inter-religioso e promover a interlocução com organizações da sociedade civil e governo para a incidência pública em favor de políticas que promovam a justiça e a paz”. E os valores fundamentais do CONIC são: “Ecumenismo, diálogo inter-religioso, promoção e defesa dos direitos humanos e promoção de uma cultura de paz”, conforme o site oficial.

O evangelista João 17, 20-21 registra que Jesus, antes da Páscoa, reza pelos apóstolos e todos os que iriam acreditar nele: “Eu não rogo somente por eles, mas também por aqueles que hão de crer em mim, pela palavra deles. Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti. Que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste”. Buscar e construir a unidade torna-se uma exigência dos cristãos de todos os tempos.

Este ano a “Semana de oração pela unidade dos cristãos”, por ser mundial, foi preparada pelas Igrejas da Indonésia, um país multirreligioso, onde 86% se identificam como muçulmanos e 10% cristãos de várias Igrejas, além de uma diversidade étnica surpreendente. No entanto, a pluralidade ao invés de ser motivo de alegria e celebração, tem sido em algumas situações, causa de divisões e agressões. As Igrejas da Indonésia inspiraram-se no do livro do Deuteronômio 16, 18-20: “Procurarás a justiça, nada além da justiça”. Elas nos convidam a refletir sobre a justiça a partir da unidade na diversidade, conceito importante para o ecumenismo. A justiça precisa garantir a dignidade e a integridade de todas as expressões culturais e religiosas e precisa zelar pela criação de Deus.

Vivemos num país plural em todos os campos, também no religioso. Existem muitas tensões, também agressões e violências oriundas da dificuldade e da incapacidade de conviver num mundo plural. Dialogar, tolerar, compreender o diferente é um aprendizado constante. A “Semana de oração pela unidade dos cristãos” é um dos meios que as Igrejas-membro do CONIC encontraram para cada uma das Igrejas eduque os seus membros para o ecumenismo e o diálogo inter-religioso.

A semana incentiva, em primeiro lugar, a oração. É uma entre tantas outras iniciativas que podem ser tomadas. Há muito mais razões que unem os cristãos do que razões que os dividem. Todos têm por fundamento Jesus Cristo e seus ensinamentos, a Sagrada Escritura e o mesmo batismo. A oração é o diálogo do fiel com Deus e vice-versa.

Dialogar tem como condição primária ouvir, senão vira monólogo. Rezar juntos, rezar uns pelos outros, interceder por causas comuns que afligem a humanidade sensibiliza e amolece o coração de pedra, cultivado pelo egoísmo, transformando-o num coração de carne que bate de amor pelo próximo e pela unidade.

Dom Rodolfo Luís Weber – Arcebispo de Passo Fundo

Postado em 03 junho 2019 06:23 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop