Bombardeiro alemão da II Guerra é retirado do Canal da Mancha

Postado em 12 junho 2013 07:11 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Um bombardeiro alemão abatido durante a Batalha da Inglaterra – um dos momentos mais cruciais da II Guerra Mundial – foi retirado nesta segunda-feira do fundo do mar, diante da costa inglesa no Canal da Mancha, por especialistas do museu da Royal Air Force (RAF). A carcaça do Dornier Do 17z, coberta de conchas, estava a uma profundidade de quinze metros e foi içada à superfície em uma operação dirigida pelos técnicos do Museu da RAF.
O avião, descoberto em 2008 por mergulhadores, foi derrubado durante a Batalha da Inglaterra (1940) diante da costa de Kent, no sudeste do país. O bombardeiro da Luftwaffe está em condições “notáveis”, destacaram os especialistas antes do içamento.

A recuperação do Dornier Do 17 tem “importância nacional e internacional” já que o avião é o “único objeto resgatado da Batalha da Inglaterra”, declarou no início de maio o diretor do museu da RAF, Peter Dye.

Após a restauração, o Dornier Do 17, conhecido por “lápis voador” devido a sua fina fuselagem, será exposto no museu da RAF para lembrar “os sacrifícios realizados pelos jovens das duas forças aéreas (britânica e alemã)”, disse Peter Dye.

Na Batalha da Inglaterra, um dos momentos mais cruciais da II Guerra Mundial, Hitler lançou a Luftwaffe para desorganizar a economia do país com intensos bombardeios, antes de invadir a ilha, mas os caças ingleses – Hurricanes e Spitfires – reagiram à altura e dizimaram a força aérea alemã.

(AFP)

Postado em 12 junho 2013 07:11 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop