SELBACH – Resumo da última sessão da Câmara de Vereadores – 14.05.2019

Postado em 16 maio 2019 15:30 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Câmara Municipal de Vereadores esteve reunida no dia 14 de maio de 2019, onde os Edis apreciaram as seguintes matérias:
PROPOSIÇÃO:
VEREADOR RUDI SEGER (PP): Que o executivo municipal estude a possibilidade de transferir o Monumento dos 100 anos de Imigração Alemã situado no trevo principal que dá entrada na cidade, e que atendendo à solicitação do DAER, seja transferido à Praça Municipal João XXIII, mais especificamente onde estava o cipreste que foi queimado por vândalos.

RESOLUÇÃO
RESOLUÇÃO Nº 001/2019: Cria a ouvidoria legislativa da Câmara Municipal de Vereadores de Selbach e dá outras providências

PROJETO:
PROJETO DE LEI MUNICIPAL N.º 018/2019: Autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito especial e suplementar no orçamento municipal de 2019, no valor de R$ 114.779,85, e dá as providencias. APROVADO.

EXPLICAÇÕES PESSOAIS:
VEREADORA DÓRIS SCHNEIDER (MDB): Primeiramente quero convidar os colegas vereadores e comunidade em geral a participar do 26º Concerto de Maio, que se realizará no dia 25 de maio, às 19h15 no Salão Paroquial, que neste ano contará com a participação do Coral Masculino de Linha Glória, do Coral da Capo de Erechim, do Coral Municipal de Não-Me-Toque, do Coral Juvenil da Uri de Erechim e do Coral Municipal São Gregório. No dia de ontem nosso município comemorou 53 anos de instalação, desejo que cada munícipe seja um ponto e apoio constante na construção de uma Selbach cada vez melhor, que através de valores sólidos ajudem a preparar as crianças e jovens para este processo continuo de transformação que nosso município tanto precisa. É necessário semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro para que as conquistas da comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós quem fazemos o amanhã, parabéns Selbach, qualidade de vida, compromisso de todos. De 23 a 26 de abril estivemos em Brasília participando da XVII Marcha dos vereadores, muitas foram as aprendizagens, foi muito gratificante estar em Brasília representando o legislativo selbachense, aprendendo sempre mais, nestes 4 dias foram abordados assuntos relativos ao portal transparência no poder legislativo, recuperação fiscal e financeira dos estados, os municípios e a esperança de um novo pacto federativo, mulheres no espaço de poder e decisão comunicação de alto impacto, eleições 2020 e reforma política, e a reforma da previdência, que nos deixa tão intrigados, com medo das mudanças que estão previstas e muito inseguros com relação ao nosso futuro. Para encerrar, gostaria de deixar uma mensagem pela passagem do dia das mães no último domingo, 12 de maio, ela tem a capacidade de ouvir o silêncio. Adivinhar sentimentos. Encontrar a palavra certa nos momentos incertos. Nos fortalecer quando tudo ao nosso redor parece ruir. Sabedoria emprestada dos deuses para nos proteger e amparar.
Sua existência é em si um ato de amor. Gerar, cuidar, nutrir. Amar, amar, amar… Amar com um amor incondicional que nada espera em troca. Afeto desmedido e incontido, Mãe é um ser infinito.

VEREADOR MICHAEL KUHN (PP): Primeiramente eu agradeço a Deus a oportunidade de ter convivido com a nossa colega Lisete, especialmente nesses 6 anos e 3 meses em que ela exerceu com disposição e seriedade o papel de vereadora, ficam agora em nossa memória os bons momentos que passamos juntos, que ela descanse em paz na presença de Deus. Votamos hoje o projeto 016/2016 que havia ficado em mesa, referente a desafetação do parque da área pública no bairro Seger, que até então era destinado a área verde, quero colocar o meu posicionamento sobre esse assunto, em primeiro lugar dizer o quanto foi importante a limpeza do Arroio Santa Fé, na certeza que esse trabalho foi feito em conformidade com a licença ambiental e o conhecimento das possíveis consequências após feito esse serviço, segunda situação é que houve denuncia e o órgão competente, no caso a promotoria pública, determinou a retirada das famílias porque existe risco, e se o problema já existia antes ou não, de nada adianta acharmos culpados pelas famílias no passado terem a permissão para se instalarem próximas ao rio, acredito que a grande questão é que nunca houve um planejamento com relação ao escoamento pluvial da nossa cidade, de momento o desassoreamento do Santa Fé solucionou sim, ajudou, mas com o acumulo de agua que virá do loteamento Werlang, bairro Santa Fé e loteamento Klein com certeza terá que se fazer um novo canal de alargamento e ainda a modificação da ponte junto ao trecho, que agora está sendo desapropriada, desocupada. O executivo tendo que cumprir a ordem judicial, definiu realocar as seis famílias, cinco na área pública do Bairro Seger, que até então como falei, era destinado a área verde, e deixando assim os moradores daquele bairro entristecidos, porque imaginavam que futuramente teriam nesse espaço uma área de lazer, recreação, um espaço amplo destinado especialmente aos moradores do Bairro Seger, como não temos uma área habitacional disponível, e preciso colocar porque as pessoas perguntam o que está sendo feito, é que em 6 anos nós não temos investimento algum na área da habitação, baseado nisso, analisamos que a situação de risco é uma prioridade para o momento, então aprovamos o projeto para resolver a situação das famílias que estão em risco hoje e moram ali. Tivemos a troca do secretário de obras, e nessa oportunidade desejo ao novo secretário Tenário Seibel votos de muito sucesso, é muito grande a demanda da secretaria e o povo aguarda, as pessoas, principalmente, os agricultores aguardam ansiosos por muitos serviços que estão em atraso, que dependem unicamente do setor de obras. Também o meu reconhecimento à todas as mães pela passagem do seu dia e ontem dia 13, como a vereadora Dóris colocou, comemoramos 53 anos de instalação do município, parabéns Selbach, parabéns a todos que construíram e continuam construindo essa bonita história do nosso município.

VEREADOR RUDI SEGER (PP): Eu gostaria de fazer minha homenagem a Vereadora Lisete, a Pachalina, usando as palavras do Vereador Michael, e apenas dizer que de certa forma ela está bem. Eu gostaria senhor presidente de falar sobre o monumento que foi retirado do pórtico de entrada do nosso município, e dar um respaldo ao nosso prefeito que deu um apoio no sentido de que este monumento teve que ser retirado não em função de um pedido do DAER, mas de uma imposição, ai entrei com uma proposição, fico agradecido aos vereadores por aprovarem, para a possibilidade de colocar esse monumento na praça, considerando que a praça central do nosso município, a João XXIII é realmente o coração da nossa cidade, onde circulam muitas pessoas, especialmente as do nosso município, acho que aqui ele é mais valorizado que lá em cima. Gostaria então que ele fosse colocado onde foi queimado de forma suicida naquela oportunidade o cipreste tão bonito que tinha ali, e de colocarmos de forma definitiva ali este monumento. Gostaria de lembrar, e é bom que a gente use essa tribuna para se comunicar com o nosso município, com o povo do nosso município, de que o monumento tem um significado muito importante, além de ser retirado em função de que ele distraia os motoristas, esta foi a razão do DAER pedir para que fosse retirado, se distrai os motoristas é porque de fato é uma obra bonita, mas acima de tudo ela é significativa, porque é um marco histórico do nosso município, o registro de que mós vivemos a cem anos atrás, naquela oportunidade dos imigrantes, vieram alemães e encontraram uma terra maravilhosa, lembrando que o pinheiro, diz a mata nativa dos pinhais, as pessoas envolvida num certo movimento de Santa Catarina, Paraná e outros estados do nosso país, os símbolos da cruz é a religião, do livro da educação, a bandeira a cultura alemã e o machado o trabalho, fico muito agradecido, e as pessoas que não virem mais e não estão vendo o monumento lá, que não culpem o prefeito por ter retirado, mas sim o DAER que pediu para que fosse retirado, e estamos de acordo para que se faça isso, mas pedido para que se coloque ali na praça.

VEREADOR ARLEI WILLIG (MDB): Hoje gostaria de trazer uma boa notícia para a população de Selbach, que nessa manhã tivemos a licitação do asfalto que vai ligar a Rua Barão do Rio Branco, rua lateral do Hospital, até o Bairro Sefrin, a empresa Traçado como ganhadora, só que o valor que ela ganhou a licitação foi acima do que estava previsto a ser pago, mas a prefeitura vai realizar igual o serviço, sendo isso ainda para baratear o custo do asfalto, a prefeitura fez todo o serviço pluvial, que também debandou um valor acima dessa obra. Também gostaria de agradecer ao ex-secretário de obras Euclides pelo serviço prestado, e falando com o novo secretário Tenário Seibel, ele fez um pedido para que as pessoas tenham calma, que ele vai procurar atender a todos e tratar com atenção aos pedidos. Também desejar a todas as mães da nossa cidade um feliz dia das mães e lembrar que ontem comemoramos 53 anos de instalação do nosso município, agradecer a todas essas pessoas que realizaram esse feito.

VEREADOR CLAUDINHO ALVES (PP): Eu quero dar três destaques nessa reunião, primeiro quero parabenizar o nosso município pela instalação, 53 anos, e essa instalação iniciou-se no dia 13 de maio de 1966, parabéns ao nosso município. Em segundo quero parabenizar a todas as mães do nosso município pelo amor incondicional que tem a seus filhos na estrutura da família, lembrando a nossa colega Lisete, que ela descanse em paz. Fazendo uma avaliação do trabalho da gestão 2019, a gente nunca é completo, sempre tem alguma coisa a ais a fazer, o meu planejamento nesses próximos meses é trabalhar, se dedicar a comunicação e transparência, deixar uma marca de trabalho, aproximação com a imprensa, com os meios da comunicação, elevando nosso trabalho e colocando todo o nosso destaque do trabalho aqui no legislativo, criando também uma banca de dados, que fornecerá dados, informações, geração e atualização aos nossos vereadores, facilitando o trabalho da câmara. É um trabalho que deve ser devagar, fazer um planejamento, para destacar e dar prioridade a comunicação e transparência. Obrigado!

Postado em 16 maio 2019 15:30 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop