Alerta é para riscos de temporais isolados no RS nos próximos dias

O aviso hidrometeorológico emitido pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) chama a atenção para o risco de temporais isolados no Rio Grande do Sul.

O boletim destaca que a passagem de uma frente fria associada a um centro de baixa pressão que gira dentro do continente pode provocar ventania e chuvas fortes no Estado.

Até o período da manhã de terça-feira (21), a chuva deve chegar ao leste e norte. Em alguns pontos pode haver chuva e fortes rajadas.

Ao longo do dia, chove pouco, mas o vento sopra forte, sobretudo no litoral com o ingresso do ar frio e da baixa pressão atmosférica.

A chuva, em termos de volume, deve ser mais forte a partir de quinta-feira (23/5), mas o estado é de atenção até quarta-feira (22), especialmente diante da possibilidade de ventanias.

Condições hidrológicas
A condição hidrológica atual é de níveis dos rios em declínio ou estáveis nos pontos monitorados. Em razão dos volumes ocorridos no Estado nos últimos 15 dias, as cotas medidas no baixo Uruguai e baixo Jacuí ainda estão elevadas, embora em declínio.

Em função da previsão de chuva, a expectativa é que haja resposta hidrológica a partir da metade da semana com destaque para as bacias do Caí, Camaquã e Baixo Jacuí, além de potencial para danos em escala de sub-bacia.

Os meteorologistas indicam, no momento, condição hidrológica de atenção em função dos pontos com cotas elevadas (baixo Jacuí e baixo Uruguai) e para as demais bacias do Estado em função de possível resposta em razão de volumes localizados.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Foto Grupo Gazeta / Dione Reinheimer