Victor Graeff realizou mais um levantamento de índice rápido para Aedes aegypti

Postado em 21 maio 2019 06:33 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O município de Victor Graeff já se encontra na lista dos municípios do Estado com risco de surtos de dengue, zika e chikungunya. Na última semana, de 13 a 17 de maio, a Vigilância em Saúde juntamente com as agentes municipais de saúde realizaram mais um levantamento de índice rápido por infestação do Aedes aegypti (LIRA’a).

Novamente foram encontrados focos do mosquito na área urbana de Victor Graeff. Conforme a Vigilante em Saúde, Veridiane Mallmann, o LIRAa nada mais é do que um instrumento para o controle do mosquito vetor da dengue, zika e chikungunya. A partir das amostras e informações coletadas, é possível identificar os locais onde estão concentrados os focos de reprodução do Aedes.

“Foram coletadas mais de 40 amostras de larvas, algumas delas visualmente positivas” salienta Veridiane.

A vigilância solicita que quem possua reservatórios de água da chuva, caixa de água e afins, que as tampe e faça limpezas semanais. De acordo com a vigilante todos devem se atentar aos cuidados com o mosquito, evitando deixar água parada em vasos de flores, pneus e afins. Outra recomendação é de fazer limpeza nos pátios, nos fundos de casa onde muitas vezes a água pode ficar armazenada em certos utensílios.

“Cada um deve fazer sua parte, sendo a responsabilidade de cada munícipe cuidar do seu pátio e jardim” explica.

Nos próximos dias a Secretaria Municipal de Saúde receberá os resultados da análise das amostras.

Foto: Douglas Schaeffer

Postado em 21 maio 2019 06:33 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop