NÃO-ME-TOQUE – Mulheres da Cooperativa Garibaldi visitam a Cotrijal

Um grupo de 43 mulheres da Cooperativa Garibaldi esteve em Não-Me-Toque, nesta sexta-feira (17/5), para conhecer o trabalho realizado pela Cotrijal. Elas foram recepcionadas pela direção, na sede da Cotrijal, onde ouviram explanações sobre as atividades da cooperativa e as ações desenvolvidas com o quadro social.

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, e o vice-presidente, Enio Schroeder, falaram às visitantes sobre a importância do sistema cooperativo para os diferentes setores da economia e para as comunidades onde se insere. “Ficamos felizes em receber essas cooperativistas e entender um pouco da realidade delas. Também contar como trabalhamos e os resultados alcançados. Esse intercâmbio de ideias é valioso”, comentaram os gestores.

As visitantes também acompanharam explanação sobre a Unidade de Beneficiamento de Sementes da Cotrijal, com a gerente Claudia Moi Soares Rother, e visitaram a estrutura. “É gratificante ver essas mulheres buscando uma participação cada vez mais capacitada e profissional dentro dos seus negócios e da sua cooperativa. Assim o cooperativismo se fortalece”, avaliou a gerente.

Por fim, o grupo ainda visitou a Unidade de Negócios da Cotrijal em Não-Me-Toque. A produtora Adriana Agatti Agostini, de Garibaldi, ficou surpresa e inspirada com a visita. “A Cotrijal tem uma estrutura muito diferente do que a gente vive, mas é uma experiência muito rica, por expandir nossos horizontes. Sou pequena produtora, trabalhamos eu e o meu marido nas parreiras e vejo que nós mulheres precisamos buscar cada vez mais conhecimento para otimizar os negócios da família”, mencionou.

Resultados positivos
Segundo a gerente de Controladoria, Elizabeth Rossi, a escolha pela visita na Cotrijal aconteceu devido a expressividade do seu trabalho, que é referência dentro do cooperativismo. A Cooperativa Vinícola Garibaldi tem 400 associados, de 14 municípios, e 10% são mulheres. “Sabemos da importância das mulheres dentro das propriedades. Por isso, proporcionamos esta visita de conhecimento. E saímos muito impressionadas, com inspirações para a nossa realidade”, apontou.

A conselheira representante dos líderes de Núcleo pela Região Sede da Cotrijal, Roveni Lúcia Doneda, também acompanhou a visita. “É uma alegria receber um grupo tão grande de mulheres cooperativistas, notar que cada vez mais estamos buscando nosso espaço dentro das organizações e dos negócios”, afirmou.

Assessoria de Imprensa da Cotrijal
Jornalista Mayara Dalla Libera