NÃO-ME-TOQUE – Cotrijal participa da comemoração dos 50 Anos do STR não-me-toquense

Uma festa marcada pela alegria, conquistas e reconhecimento aos que se dedicaram ao movimento sindical. Esse foi o clima da comemoração dos 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Não-Me-Toque. A programação, na última sexta-feira, 17, foi prestigiada por autoridades, lideranças sindicais do Estado e da região, além dos associados, lotando o Salão Paroquial Cristo Rei.

Apoiando as ações do sindicato desde a sua criação, em 9 de março de 1969, a Cotrijal vem estreitando sua relação com a entidade nos últimos anos, visando principalmente atuar de forma conjunta pela defesa dos interesses do homem do campo. “A grande maioria dos nossos associados são agricultores familiares e vemos que o trabalho do sindicato tem sido fundamental para buscar soluções para essa categoria”, afirmou o presidente da cooperativa, Nei César Manica.

“É uma entidade legítima, que defende aqueles que mantêm o Brasil de pé”, completou o vice-presidente, Enio Schroeder. Também participou do evento, pela Cotrijal, o gerente da Unidade de Negócios de Não-Me-Toque, Airton Mário Görgen.

Homenagem aos ex-presidentes
Momento de emoção foi a homenagem aos ex-presidentes. Carlos Edvino Soder, que teve a missão de dirigir o sindicato nos primeiros anos, de 1969 a 1971, esteve presente com a família, agradecendo o reconhecimento. Também foram homenageados:
- Fredolino Teodoro Sontag (in memória) – presidente de 1971 a 1977 e de 1983 a 1986, representado por Walter Sontag
- Carlos Bertoldo Holz – presidente de 1977 a 1980, representado por Walter Sontag
- Romano Danieli (in memória) – presidente de 1980 a 1983, representado por Justina Diefenthaeler
- Francisco Jorge Eckstein – presidente de 1986 a 1989
- Ofélia Kern Görgen – presidente de 1995 a 1998
- Osmar Klassener – presidente de 1998 a 2004
- Pedro Paulo Nienow – presidente de 1989 a 1995 e de 2004 a 2016

O atual presidente da entidade, Maiquel Roberto Junges, recebeu placa em reconhecimento ao trabalho da atual diretoria, entregue pela tesoureira geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), Elizete Hintz. “É um trabalho conjunto, que só tem êxito porque todos, desde a primeira diretoria, priorizaram a defesa dos interesses comuns”, agradeceu o dirigente.

A direção do sindicato também prestou homenagem aos funcionários Eva Beatriz Pagliarini Wildner e Deonísio Teobaldo Roehrig. Atualmente a entidade tem cerca de 900 associados.

Assessoria de Imprensa da Cotrijal
Jornalista Mariliane Cassel