A crise silenciosa

Professores e funcionários, do Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada, paralisaram suas atividades, nesta quarta-feira (15), em adesão à greve nacional da educação.

Para fortalecer o debate acerca da educação, foi realizado na escola, durante o turno da manhã, um estudo do texto ‘’A crise silenciosa’’, da obra Sem fins lucrativos de Martha Nussbaum.

Conforme, a filósofa americana Nussbaum, “estamos em meio a uma crise de enormes proporções e de grave significado global, a crise mundial da educação. Uma crise silenciosa, indolor, imperceptível num primeiro momento, como o câncer, que a maioria de nós não está diagnosticando.’’

O que está por trás dessa crise da educação? Um sistema voltado, para o crescimento dos índices econômicos em detrimento de níveis de desenvolvimento humano? Certamente, pois o que não resulta em crescimento econômico a curto prazo torna-se dispensável nos currículos educacionais.

No ensino fundamental, médio e no ensino superior, as humanidades e as artes estão perdendo espaço, consideradas sem importância pelos gestores públicos. Provavelmente, se essa tendência prevalecer estaremos produzindo gerações de máquinas, em vez de cidadãos pensantes, críticos e humanos.

Precisamos de uma educação que, não desenvolva apenas competências e habilidades técnicas, mas também, que seja um meio de transformação, responsável pela formação e conhecimento do cidadão. A escola tem a missão de educar, através de uma formação integral, inclusiva, promovendo uma aprendizagem de qualidade.

Além das discussões realizadas, no turno da manhã, sobre o texto ‘’ A crise silenciosa’’, representantes da escola participaram do manifesto, em defesa da educação, ciência e tecnologia públicas, da liberdade de ensinar e aprender, e contra a reforma da previdência em Soledade.

O contexto atual, na perspectiva de desmonte da Educação requer nosso fortalecimento quanto à permanência dos princípios construídos ao longo da história de nossa Instituição.

Professores e funcionários do Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada
Tapera (RS)