Mais de 380 mil crianças e gestantes ainda precisam se vacinar contra a gripe no Estado

A vacinação contra a gripe neste ano tem uma atenção especial às crianças (acima de 6 meses e menores de 6 anos) e gestantes. Por isso, para esses dois públicos, a campanha inciou mais cedo, em 10 de abril, mais de uma semana antes dos outros grupos.

Desde lá, cerca de 460 mil já se vacinaram, o que representa 55% de cobertura desses segmentos no RS. Mas ainda restam cerca de 380 mil crianças e gestantes que precisam se proteger contra a gripe (ou influenza), o que deve ser feito preferencialmente antes da chegada do inverno. A campanha está em sua reta final: se encerra em 31 de maio.

Parobé destaca o uso das redes sociais

Entre os municípios com mais de 4 mil crianças e gestantes, Parobé tem o melhor desempenho, com 77% de cobertura, ou 3,5 mil do total de 4,6 mil crianças e gestantes. A secretária municipal de saúde, Marizete Pinheiro, destaca a mobilização feita pelas redes sociais. ”Buscamos orientar a população mostrando quais são os grupos prioritários e a importância da vacina”, comenta. ”E isso logo se espalhou pela cidade, todos ficaram sabendo e se engajaram”, completa a secretária do município da Região Metropolitana.

Melhores desempenhos em municípios mais de 4 mil crianças e gestantes (43 municípios no Estado)
1º – Parobé (77%)
2º – São Borja (74%)
3º – Santa Rosa (73%)
4º – Lajeado (71%)
5º – Guaíba (66%)

Fonte: Governo do RS