SOLEDADE – Agricultura Familiar tem destaque na Exposol

Postado em 03 maio 2019 10:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Com a participação de 66 expositores de diferentes municípios gaúchos, o Pavilhão da Agricultura Familiar na Exposição Feira de Soledade (Exposol) 2019 tem atraído grande participação do público. A feira iniciou na quarta-feira (01/05), no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, em Soledade, e a movimentação no primeiro dia empolgou os agricultores. “O movimento no primeiro dia superou nossa expectativa. Tivemos um ótimo volume de vendas”, conta entusiasmada a jovem Ananda Del Gós Costa, que comercializa queijos e iogurtes da Agroindústria Sítio da Ramada.

Também são comercializados embutidos, como salames e copas, panificados, frutas cristalizadas, compotas, geleias, vinhos, sucos, rapaduras, melado, mel, flores, facas artesanais e artesanatos. “Essa é uma importante forma de divulgação dos produtos da agricultura familiar e a cada ano o pavilhão registra maior participação de visitantes, um reconhecimento à qualidade dos produtos ofertados”, avalia a extensionista social e chefe do escritório da Emater/RS-Ascar de Soledade, Juliane Pires da Conceição. O Pavilhão da Agricultura Familiar é patrocinado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

A Agricultura Familiar também tem destaque na Praça Noemia Binoto, localizada em frente ao Pavilhão, com o tema voltado à Alimentação do rebanho para a produção de leite. No espaço, extensionistas da Emater/RS-Ascar apresentam uma dieta à base de pasto, silagem e ração para bovinos de leite. Para tanto, foi elaborada uma dieta alimentar para uma vaca da espécie holandesa, com peso de 580 kg, para uma produção média de 25 litros de leite por dia. A dieta é formada por 45kg de pasto, neste caso considerando o azevém novo que possui uma alta taxa de proteína, 15kg de silagem, 2kg de milho, 200g de sal mineral, além de um consumo de 60 a 70 litros de água por dia. “É importante ressaltar que cada dieta deve considerar as características dos animais e os alimentos disponíveis na propriedade rural para suprir a demanda nutricional do animal. Não há uma formula pronta”, pondera o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Ederson Garcia.

Também estão expostas na área externa os principais tipos de pastagens utilizadas por produtores na região, como as perenes tífiton, jiggs e grama missioneira gigante, e as pastagens anuais aveia e azevém.

A Emater/RS-Ascar também é responsável pela organização do Pavilhão de Gado de Corte, Leite e Ovinos, onde estão expostos cerca de 50 animais de diferentes raças. Na programação do pavilhão consta também o julgamento da Raça Holandesa, que será realizado no sábado (04/05), a partir das 14h. Já a premiação será no domingo, último dia da Exposol.

Serviço:
O que: Exposição Feira de Soledade (Exposol)
Data: 01 a 05 de maio de 2019
Onde: Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, Soledade/RS
Horário: 10h às 21h

Carina Venzo Cavalheiro – Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade

Postado em 03 maio 2019 10:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop