Bovinocultura de leite será destaque da Emater/RS-Ascar na Exposol

Postado em 01 maio 2019 07:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Com o intuito de orientar sobre a alimentação do rebanho por meio do uso de pastagem para reduzir os custos de produção, a Emater/RS-Ascar irá apresentar durante a Exposição Feira de Soledade (Exposol), a produção de pastagem voltada à Bovinocultura de Leite. Considerada a maior Feira de Joias e Pedras Preciosas da América Latina e a maior Feira Multissetorial do interior do Rio Grande do Sul, a Exposol acontece de 01 a 05 de maio, no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, em Soledade.

Segundo o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Ederson Garcia, a cada edição da Exposol, a Instituição apresenta temas relevantes para a agricultura do município. Em 2019, na Praça Noemia Binoto, que fica em frente ao Pavilhão da Agroindústria Familiar e leva o nome de uma extensionista rural da Emater/RS-Ascar (in memorian), a bovinocultura de leite será o destaque. Garcia explica que no município são mais de 150 produtores de leite e essa atividade viabiliza a permanência de muitas famílias no campo, com renda mensal nas pequenas propriedades. “Dentro da grande área que é a bovinocultura de leite, a alimentação representa o maior custo de produção e muitas vezes é um gargalo na atividade. A falta de conhecimento e investimento na alimentação dos animais inviabiliza inúmeras propriedades e a Emater tem papel fundamental para mudar essa realidade”, frisa.

A Emater/RS-Ascar também é sócia fundadora da Associação pró-desenvolvimento de Soledade (Aprosol), órgão responsável pela organização da feira. “A Emater participa da Exposol desde a sua primeira edição, atuando na coordenação do Pavilhão de Artesanato e da Agricultura Familiar, com o stand Institucional e, em 2019, também coordenando o Pavilhão de Gado de Corte, Leite e Ovinos”, frisa a extensionista social e chefe do Escritório Municipal de Soledade, Juliane Pires da Conceição.

No pavilhão da Agricultura Familiar, patrocinado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), 66 expositores entre agroindústrias familiares, artesanato e floricultura irão comercializar produtos como embutidos, queijos, cachaças, mel, massas, panificados, sucos, vinhos, flores, facas artesanais, artesanato em madeira, erva-mate, artesanato em lã crua e geleias, entre outros.

Serviço:
O que: Exposição Feira de Soledade (Exposol)
Onde: Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz
Horário: 10h às 21h

Carina Venzo Cavalheiro – Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade

Postado em 01 maio 2019 07:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop