TAPERA – História da novena e da imagem de N. S. R. da Pompeia em Tapera

Postado em 27 abril 2019 07:26 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A comunidade católica de Tapera inicia na sexta-feira, 26, a preparação para comemorar a festa de sua padroeira, N. Sra. do Rosário da Pompeia, em 05 de maio.

A paróquia de Nossa Sra. do Rosário da Pompeia de Tapera foi criada em 01 de novembro de 1932, portanto, neste ano completando 87 anos.

Em 1933, vieram da Itália para Tapera 6 irmãs da congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus: Madre Jesualda, Madre Savéria, Madre Margarida, Madre Juliana, Irmã Adele e Irmã Maria que deram início à história da Escola Imaculada em parceria com a comunidade. Elas trouxeram consigo a imagem de Nossa Senhora do Rosário da Pompeia em um canudo, portanto, quando Tapera estava iniciando sua vida como paróquia. Ela veio da cidade de Pompeia, Itália, que foi arrasada pelo vulcão Vesúvio.

A novena na paróquia iniciou em 27 de abril de 1945, portanto há 74 anos, provavelmente com encontros de oração que aconteciam na Igreja. Antes disso, porém, eram realizados tríduos em preparação à festa, com jantares.

A partir de 1956, quando o Cônego Basso era o pároco de Tapera, a cidade foi dividida em 9 quarteirões para a novena. E hoje ela completa 63 anos nesses moldes, sempre com a presença do andor. No início, duas famílias eram escolhidas pelo padre por quarteirão para serem os noveneiros. Quando iniciou a modalidade de quarteirões, as orações nas casas dos noveneiros e na Igreja Matriz seguiam um livro que continha orações específicas a N. Sra. do Rosário da Pompeia. Tempo depois, os noveneiros indicavam vários casais cujos nomes eram sorteados na noite da novena do quarteirão. Hoje os noveneiros do ano seguinte são convidados pelos próprios noveneiros.

Durante o período em que o dia 8 de maio era feriado municipal, a novena sempre iniciava em 29 de abril. Após alteração da lei municipal, hoje, a festa da paróquia acontece em data móvel, sempre no início de maio (domingo).

A imagem da padroeira trazida da Itália pelas irmãs, há 86 permanece em nossa comunidade. Ela percorreu muitas ruas de nossa cidade, visitou várias famílias distribuindo muitas bênçãos durante vários anos acompanhando a caminhada da novena.

Depois, uma réplica substituiu a primeira imagem em suas caminhadas também ofertando sua bênção maternal, levando mensagens de amor e renovando a fé de toda a comunidade que se reunia e se reúne para celebrar a vida de Nossa Senhora e da paróquia.

Em outubro de 2018, o Padre Oswaldo Baptista Ferreira Junior, pároco, e algumas pessoas da comunidade realizaram uma peregrinação à Terra Santa e à Itália. Na Itália foram à cidade de Pompeia e de lá trouxeram uma nova imagem da padroeira. Essa imagem recebeu moldura nova e irá visitar a casa dos noveneiros e percorrer as ruas de nossa cidade na novena deste ano renovando e aumentando a fé, abençoando e fortalecendo a união da comunidade.

No dia 21, Páscoa, as imagens foram apresentadas aos fiéis ao final da celebração da Santa Missa.

A imagem trazida em 2018 acompanhará a caminhada da novena.

A imagem mais antiga foi colocada em altar lateral criando assim o espaço mariano, tendo em vista a devoção do povo taperense a Nossa Senhora do Rosário da Pompeia, sua padroeira.

Texto: Alcides José Arnhold / Fotos: Fábio Petry – Pascom

Postado em 27 abril 2019 07:26 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop