Avaliação da Marcha a Brasília pelas lideranças da região

Postado em 22 abril 2019 17:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Nos dias 8 a 11 de abril ocorreu a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Nos dados oficiais participaram nove mil municipalistas que se reuniram em Brasília/DF, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) sob o tema: Unidos pelo Brasil. Considerado o maior encontro da democracia brasileira, têm como intuito marcar os 100 dias dos novos governos e das casas legislativas e discutir um conjunto de reivindicações, entre eles a reformulação do pacto federativo, debate relativos aos repasses de recursos e a tão falada reforma da previdência. Na marcha diversas lideranças da região estiveram presentes alguns deles foram: Abel Grave, prefeito de Ibirubá, Gustavo Stolte, prefeito de Quinze de Novembro e o vereador Silvestre Rebelato, Tuta, que participaram das discussões. A Marcha contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, 14 ministros, 154 deputados e 18 senadores.

Avaliação do Prefeito Abel
Nós esperamos da Marcha resultados significativos, que dê retorno aos municípios. Participamos desde quando erámos vereador, e como prefeito não seria diferente. O que escutamos através do presidente Jair Bolsonaro e do Ministro Paulo Guedes, é que se conseguirmos avançar vai acontecer muitas coisas boas para todos os municípios. Estão buscando a reforma da previdência, e outras demandas. Mas temos boas notícias. Lá foi discutido o imposto dos serviços, as transações de cartão de crédito, e a necessidade do imposto ficar nos municípios. Os royalties do petróleo, a liberação para os municípios e a importância de ter esse retorno. Segundo o governo federal, todas as reivindicações dependem da Reforma da Previdência, em que há uma sensibilização muito forte para que seja aprovada. Nós percebemos um otimismo nessa Marcha, acreditando nas pautas que foram colocadas tanto pelo presidente do Senado, quando o presidente da Câmara dos Deputados, como ajustes, emendas, verbas, projetos de lei. Outra medida anunciada pelo Ministério da Economia é o apoio à emenda para que os Regimes Próprios possam operar empréstimos consignados para os seus segurados, uma demanda antiga da CNM. Mas precisamos ter calma e muito pé no chão para não criar uma falsa expectativa, a nossa vontade é fazer muitas obras e melhorias, mas infelizmente, acabamos esbarrando no financeiro. O Município está arcando com diversos serviços que são de responsabilidade do Estado e estamos procurando estratégias para arcar com tudo isso e esperamos que todas essas promessas colocadas na Marcha se efetivem.

Avaliação Gustavo Stolte
Como é importante um evento como esse, que se faz uma pressão política estratégica. Nós temos uma disparidade muito grande de recursos, nós ficamos com a menor parte do bolo tributário, os impostos que são produzidos aqui são mandamos para fora, nós ficamos com o custo de dar o suporte e nossos recursos são para manter Brasília.
Pela conversa com o Paulo Guedes, o interesse é compartilhar esse recurso com os municípios. A perspectiva é de melhora, a situação é caótica, hoje os municípios vêm de uma maneira muito difícil, mantendo os serviços básicos. Percebemos que o governo acena o compartilhamento de recursos. A conquista da marcha vai surtir efeito já no segundo semestre, o executivo firmou compromisso de enviar, em até 20 dias, projeto de lei que libera R$ 10 bilhões para Estados e Municípios. Isso vai refletir na qualidade nos serviços públicos, se nós temos recursos damos mais retorno para a população. A gente sabe que a população está insatisfeita com o retorno de seus impostos, e por isso a população precisa confiar nas lideranças locais porque nós estamos acreditando no governo federal, independente de bandeira partidária, nós precisamos viabilizar com que esse governo dê certo. Se surtir efeitos na economia, consequentemente irá melhorar a vida das pessoas. Nesse sentido acredito que foi muito feliz esse evento, e tenho convicção que no próximo semestre, com a reforma da previdência, onde os prefeitos apoiam sim, desde que a aposentadoria rural e os benefícios sociais que impactam nas pessoas mais necessitadas fiquem de fora da reforma da previdência, esse foi o acordo firmado com a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Vereador Tuta Rebelato avaliou sua participação
Tuta Rebelato fez sua avaliação em relação a sua participação na XXII Marcha a Brasília. De acordo com o vereador, já é a sua quinta marcha e o sentimento desta última resume-se em esperança e otimismo. Tuta acredita que as informações e a preocupação desde novo governo é descentralizar os recursos, dando mais autonomia aos municípios.

Outra questão importante apontada por Tuta foi a necessidade repassada pelo governo federal, através do Ministro da Economia Paulo Guedes, em aprovar a reforma da previdência para que todas essas promessas que foram apontadas na Marcha pelo presidente Bolsonaro e por Paulo Guedes realmente de efetivem.

Sua principal missão em participação da Marcha foi poder entrar em contato com lideranças nacionais, principalmente buscar recursos para o município, outro ponto que justifica a sua participação na marcha é a possibilidade de trocar conhecimentos com diversas lideranças, prefeitos, vereadores de outros municípios e retirar o que cada um fez de melhor em sua cidade. De acordo com o vereador “é participando do maior evento político em área fechada, e fui lá para buscar conhecimento. Assim, podemos pensar novos planos e estratégias para Ibirubá.”

Questionado sobre os custos da viagem e se esse custo retornaria de forma efetiva para Ibirubá Tuta argumenta que esse contato com esse novo governo é importante para criar novos caminhos para os novos governantes. Em conversas com ministros e seus assessores Tuta buscou recursos para o Hospital Annes Dias e para o CTG.

As próximas eleições municipais
Tuta aponta que é a sua última legislatura na Câmara Municipal, mas colocou seu nome à disposição ao MDB como pré-candidato à prefeitura.

Jornal O Alto Jacuí / Rádio Cidade FM

Postado em 22 abril 2019 17:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop