FORTALEZA DOS VALOS – Caminho da Fé: turismo religioso ganha destaque no Município

Postado em 17 abril 2019 11:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Caminho da Fé é uma opção de destino religioso para prestigiar no feriado da Semana Santa

Fortaleza dos Valos é um dos municípios pertencentes à região turística Rota das Terras Encantadas, e que se destaca pelo roteiro “O Caminho das Belezas Naturais, da Gastronomia e dos Encantos da Colônia”. Comidas típicas, aspectos culturais e belas paisagens são características desse passeio, mas a partir de agora o município também conta com mais um atrativo: é o “Caminho da Fé”.

Idealizado pela Administração Municipal, o Caminho da Fé surge com o intuito de fortalecer a fé das pessoas e contribuir para o desenvolvimento do turismo religioso no município. Todos os anos na madrugada e no amanhecer da Sexta-feira Santa acontece a peregrinação de fieis. Eles percorrem 11 quilômetros da cidade até o Monumento ao Cristo, na localidade de Esquina Gaúcha, onde às 8h é realizada uma celebração.

O Monumento ao Cristo foi inaugurado em 24 de abril de 1990, tendo sido concebido pelo padre Jerônimo Martini. Este é um local de muitas peregrinações, onde os fiéis realizam sua caminhada até o monumento, fazem seus pedidos e agradecem as graças recebidas, demonstrando sua fé e crença religiosa através de Cristo.

A novidade para este ano é que ao longo dos 11 quilômetros foram construídas onze Estações da Via Sacra, que são placas em forma de escultura de cimento, onde constará as imagens de cada estação. As mesmas foram realizadas pelo escultor Arsenio John, da cidade gaúcha de São Martinho.

O projeto é uma iniciativa da prefeita Marcia Rossatto Fredi, que tendo trabalhado no Departamento de Turismo observou que em algumas cidades do país e do mundo existem caminhos como Santiago de Compostela, na Espanha, e em Aparecida, São Paulo, por exemplo. Assim, da mesma forma surgiu a ideia de realizar uma ação semelhante, com algumas identificações no caminho que leva até o Monumento, fortalecendo uma manifestação popular que já existe no município e até mesmo na região.

A ideia foi apresentada para a Diretora de Turismo, Setor de Projetos, Conselho de Turismo e ao Pároco da cidade, tendo apoio e aceitação de todos os envolvidos. “A aprovação e apoio da Igreja Católica foi o que nos deu motivação para realizar essa obra, que consideramos ser de grande incentivo e fomentará o turismo religioso em Fortaleza dos Valos e região”, destaca a Prefeita Marcia.

Se programe para participar do Caminho da Fé
Na Sexta-feira Santa, dia 19 de abril, o Caminho da Fé terá saída da Paróquia São Pedro Apóstolo, às 05 horas da manhã. O trajeto de 11km até o Monumento ao Cristo terá as estações da Via Sacra, para que se possa refletir em oração no trajeto de Cristo da condenação ao calvário. A caminhada contará com a presença do Bispo de Cruz Alta Dom Adelar Baruffi.

Postado em 17 abril 2019 11:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop