TAPERA – Inscrições para o Conselho Tutelar iniciam hoje e vão até o dia 31 de maio

O COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente divulgou o Edital nº 2/2019, que regulamenta o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Tapera para o período de 2020 a 2023. Serão escolhidos 5 conselheiros e respectivos suplentes. O edital está disponível no Site da Prefeitura Municipal de Tapera.

A jornada de trabalho do Conselheiro Tutelar é de 20 horas semanais a serem cumpridas na sede do conselho, além dos plantões em forma de sobreaviso, à noite, feriados e finais de semana, sob a forma de rodízio. A remuneração dos Conselheiros Tutelares será de R$ 1.600,90, reajustável na mesma data e nos mesmos índices dos Servidores Municipais. O membro do conselho tutelar possui um mandato de 4 anos, sendo permitida uma recondução ao cargo por mais 4 anos.

O processo seletivo terá 5 etapas. A primeira é a inscrição, aberta no período de 15 de abril até 31 de maio de 2019. A pessoas interessadas deverão comparecer junto ao Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Tapera, no horário entre 8h e 11h30min, e das 14h às 17h15min, com toda a documentação exigida no Edital.

A segunda etapa é a análise da documentação dos candidatos. No dia 25 de junho, será publicada a lista dos candidatos habilitados para prosseguirem no processo seletivo.

A terceira etapa é um curso preparatório na área da Infância e Adolescência, a ser realizado em horário e local a ser previamente divulgado, com carga horária de 8 horas. É obrigatória a frequência em 100% do curso para continuar no processo.

A quarta etapa é o exame de conhecimentos específicos. Serão aprovados aqueles que atingirem no mínimo 60% da pontuação, ou seja, o mínimo de 18 acertos de um total de 30.

A quinta etapa do processo é a avaliação psicológica.

E por fim, os(as) candidatos(as) aprovados em todas as etapas anteriores participam da sexta etapa, que é a eleição dos conselheiros pela comunidade taperense. Poderão votar todos os cidadãos maiores de 16 anos, inscritos como eleitores no município. A eleição será no dia 6 de outubro, em local e horário a ser divulgado com antecedência.

Após todo o processo, os 5 candidatos eleitos com maior número de votos, e 5 suplentes, tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2020.