ALTO ALEGRE – Professores das escolas municipais e estadual se reúnem para estudos da Base Nacional Comum Curricular

Postado em 15 abril 2019 06:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O “Primeiro Dia D”, iniciativa apresentada durante o 30º Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação do RS, está acontecendo neste dia 12 de abril, sexta-feira, em todas as escolas do município. Na oportunidade, os profissionais da educação estão realizando o diagnóstico de cada instituição, através de um questionário onde serão respondidas perguntas sobre a rotina das escolas.

Além disso, os professores da rede municipal e estadual também estarão reunidos para construir o Documento Orientador Municipal que irá nortear os passos da construção à BNCC – Base Nacional Comum Curricular que acontecerá em mais três dias distribuídos durante o ano.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que tem como objetivo nortear o que é ensinado nas escolas do Brasil inteiro, englobando todas as fases da educação básica, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. O documento funciona como referência para o aprendizado em cada etapa de formação percorrida na caminhada escolar.

Em resumo, a Base Nacional é uma ferramenta que auxilia na elaboração do currículo específico de cada escola, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma.

Posteriormente, o texto passará pela aprovação do CME – Conselho Municipal de Educação e será reconstruído nas escolas o PPP – Projeto Político Pedagógico, o Regimento Escolar e o Plano de Estudos, adaptando-os a nova BNCC.

Acredita-se, dessa forma, que as escolas terão no seu território uma educação unificada, respeitando as diferenças curriculares. A partir de formações e de todo estudo realizado a respeito das mudanças na Educação, as instituições de ensino bem como a SMEC esperam atender de maneira satisfatória a comunidade discente.

Postado em 15 abril 2019 06:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop