PASSO FUNDO – Estado solicita novo prazo para apresentar alternativa e evitar fechamento do Hemopasso

Postado em 12 abril 2019 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

No início do mês, o Município havia anunciado que retiraria os servidores municipais que atuam no Hemopasso a partir de 1º de maio, em função dos sucessivos atrasos nos repasses do governo, que é responsável pelo serviço.

Nesta quinta-feira (11) aconteceu em Porto Alegre uma reunião entre a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, prefeito de Passo Fundo Luciano Azevedo, deputado estadual Mateus Wesp e a secretária municipal de Saúde, Carla Gonçalves, para discutir o futuro do Hemopasso.

O governo do Estado pediu mais um prazo aos representantes de Passo Fundo para apresentar uma alternativa. Faz anos que a Prefeitura cede servidores do Município ao Estado, mediante ressarcimento, para exercerem atividades junto ao Hemopasso. Os repasses, porém, não vinham acontecendo e a dívida somava cerca de R$ 700 mil, referente a salários desde outubro de 2018. Após notificar o governo, foram repassados R$ 543 mil, relativos aos salários até o mês de janeiro.

Mesmo com parte da dívida paga, Passo Fundo busca uma solução definitiva para que o governo assuma o serviço. Ficou marcada uma nova reunião para o dia 25 de abril, a fim de que o Estado apresente uma proposta definitiva para a manutenção do Hemopasso.

Falando na Uirapuru, o deputado estadual Mateus Wesp (PSDB) afirmou que enquanto o governo estiver preocupado em gastar dinheiro para manter empresas estatais que não trazem lucro algum, vão faltar recursos para investir em outras áreas, como a saúde por exemplo. Reforçou o compromisso e a preocupação com o Hemopasso que atende a 46 hospitais de 147 municípios, mas somente Passo Fundo cede servidores para trabalhar no local. Destacou que o governo não quer que o serviço pare e que alternativas estão sendo buscadas para resolver o impasse.

Rádio Uirapuru

Postado em 12 abril 2019 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop