Chuvas favorecem o desenvolvimento das lavouras na região

Postado em 12 abril 2019 09:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Os volumes de chuva registrados na última semana, em especial na quinta e sexta-feira (05 e 06/04), na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade encerraram um período de 20 dias de tempo ensolarado e com baixa umidade. De acordo com levantamento da equipe técnica do Escritório Regional Emater/RS-Ascar as chuvas foram gerais e volumosas em toda a região. No município de Soledade choveu 35 milímetros (mm), Encruzilhada do Sul 65 mm e a região Centro Serra registrou o maior índice acumulado com 70 mm.

A predominância de tempo firme na segunda quinzena de março e início de abril favoreceu a colheita da soja que já atingiu 75% na região. Grãos como o milho e o arroz também tiveram avanço significativo na colheita. Para o arroz a produtividade e a qualidade do grão colhido são ótimas. A média de produtividade da cultura para a região deverá se manter dentro da esperada que é de 7,5 toneladas/hectare. Para as lavouras de milho a ocorrência de chuva na semana favorece lavouras com semeadura mais tardia (formadas em restevas de fumo e feijão). Já o potencial produtivo dessas lavouras é considerado bom até o momento, a média de produtividade prevista para a cultura na região de 5,5 toneladas/hectare deverá se manter por conta das altas produtividades das lavouras do cedo.

Para as lavouras de feijão segunda safra, o retorno da chuva na semana elevou a umidade do solo e normaliza a disponibilidade de água à cultura que se encontra nas fases de desenvolvimento vegetativo, florescimento e formação de vagens. O aspecto geral da cultura até o momento é de normalidade.

Segundo o assistente técnico regional da área de grãos, Josemar Parise, o retorno das chuvas depois de um curto período de estiagem como o registrado favorece tanto culturas em desenvolvimento quanto as lavouras prontas para a colheita. “É o caso da soja, cuja umidade do grão em muitas lavouras estava abaixo do recomendado para a colheita que é de 13 a 15%. Colher com umidade muito baixa ocasiona a quebra de grãos e resulta na entrega do produto com menos peso. Já as lavouras em desenvolvimento normaliza o ciclo produtivo”, pondera Parise.

Para a fruticultura, em especial os citros, está na fase de desenvolvimento dos frutos e a realização do o cronograma de manejo fitossanitário, atenção especial para o controle da mosca-da-fruta. A variedade de tangerina/bergamota Okitzo está sendo colhida na região, é a variedade de bergamota mais precoce, única nesse período do ano. Embora com o tom da casca verde e fruta possuí sabor adocicado e, por isso, tem boa aceitação no mercado.

As chuvas também favoreceram as pastagens para a alimentação dos rebanhos. As pastagens de verão e campos nativos o período seco foi pouco favorável, porém o retorno da chuva na semana normaliza a situação favorecendo também a semeadura de pastagens de inverno como aveia e azevém. Na Bovinocultura de leite, as pastagens perenes como tiftons, jeegs, capim elefante-kurumi, panicuns e braquiárias, e as pastagens anuais de verão como o milheto e capim sudão bem os campos nativos ainda disponibilizam boa oferta de volumoso para o gado leiteiro, embora algumas espécies começam a perder qualidade.

Na Região do Alto da Serra do Botucaraí e Centro Serra os agricultores aproveitam as boas condições de umidade no solo obtidas com as chuvas significativas na semana para iniciar a semeadura de pastagens de inverno. O retorno das precipitações também foram favoráveis para as lavouras de milho pós fumo, milho e feijão que na sua grande maioria são utilizadas para silagem. Essas lavouras estão na fase de enchimento de grãos e floração.

Carina Venzo Cavalheiro – Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade

Postado em 12 abril 2019 09:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop