Emater/RS-Ascar lança 2ª edição do curso de Empreendedorismo para Juventude Rural

Postado em 11 abril 2019 10:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na tarde de terça-feira (09/04), aconteceu a abertura oficial do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para Juventude Rural da Emater/RS-Ascar, no Centro de Treinamento de Agricultores de Canguçu (Cetac). Depois do sucesso da iniciativa percursora no país e dos bons resultados da primeira turma formada em dezembro de 2018, o Cetac recebe esse ano jovens de sete municípios da Zona Sul.

A abertura aconteceu no auditório do Cetac, com a presença de pais, alunos, autoridades dos municípios e da equipe da Emater/RS-Ascar, como os extensionistas rurais dos municípios envolvidos, o gerente regional Ronaldo Clasen Maciel, o coordenador do Cetac, Reginaldo Maciel, e o gerente estadual dos Centros de Treinamento da Emater/RS-Ascar, José Enoir Daniel. Além da cerimônia de boas-vindas, a ocasião contou com uma dinâmica em que pais e filhos compartilharam seus sonhos e expectativas para o curso e uma palestra motivacional com o professor e extensionista Otávio Vasconcellos. “Se vocês pensaram que a palestra seria sobre economia, devem estar surpresos. Refletimos hoje sobre família, valores, sonhos. E isso, porque as bases de uma propriedade não são econômicas, mas afetivas”, afirmou Otávio, em sua fala.

Com módulos de capacitação que se dividirão em oito encontros de três dias até o mês de dezembro, o curso enfatiza o bem-estar no campo, a qualidade de vida dos produtores e a sucessão familiar rural. Ao fim do curso, a proposta para os alunos é a elaboração de um projeto prático a ser realizado em suas propriedades.

“A partir do acompanhamento da primeira turma, observamos bons resultados desse curso. Vemos principalmente mudança de visão e busca de novas alternativas práticas. Muitos dos projetos que eles realizaram na conclusão do curso, chamados de Projetos Produtivos, já estão a pleno vapor. Isso é muito importante e o resultado é produtivo. É uma satisfação muito grande”, pontuou o coordenador Reginaldo Maciel.

Nessa edição, o número de alunos e municípios aumentou em relação ao ano passado, em que se formaram 27 alunos de Pelotas, Canguçu e São Lourenço do Sul. Agora, são 29 alunos desses e de outros municípios, como Rio Grande, São José do Norte, Piratini e Turuçu.

Adriane Bertoglio Rodrigues – Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

 

Postado em 11 abril 2019 10:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop