TAPERA – Projeto de Robótica em construção no Instituto Imaculada

Postado em 08 abril 2019 06:21 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Instituto Imaculada vem elaborando, no início deste ano letivo, seu novo projeto: Robótica Educacional, que se caracteriza em oferecer aos alunos ambientes de aprendizagem que reúnem materiais de sucata ou kits de montagem compostos por peças diversas, motores e sensores controláveis por computador e softwares que permitam programar de alguma forma o funcionamento dos modelos montados. O projeto ainda está em fase de construção e elaboração e será coordenado pela professora de informática da escola, Josiane Morgan, Bacharel em Ciência da Computação. A atividade visa atender os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Trata-se de uma ação lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prática. Além disso, valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões. A robótica pedagógica envolve um processo de motivação, colaboração, construção e reconstrução.

Os objetivos propostos no desenvolvimento da atividade são: favorecer a interdisciplinaridade, promovendo a integração de conceitos de diversas áreas, tais como: linguagem, matemática, física, eletricidade, eletrônica, mecânica, arquitetura, ciências, história, geografia, artes, etc., (trabalhar de forma prática conceitos trabalhados em sala de aula nas diversas disciplinas). Desenvolver aspectos ligados ao planejamento e organização de projetos. Motivar o estudo e análise de máquinas e mecanismos existentes no cotidiano do aluno de modo a reproduzir o seu funcionamento. Estimular a criatividade tanto na concepção das maquetes, como no aproveitamento de materiais reciclados. Desenvolver o raciocínio e a lógica na construção de maquetes e de programas para controle de mecanismos.

Postado em 08 abril 2019 06:21 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop