ESPUMOSO – Começa a colheita da soja na região da Cotriel

Postado em 25 março 2019 06:11 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Depois de vários dias de chuva, a colheita se intensificou nas lavouras de soja da região. Com um clima favorável para os trabalhos de campo, os agricultores intensificaram a colheita.

O Departamento Técnico da Cotriel estima que a área colhida em toda a região de abrangência da Cooperativa esteja em 20%. A estimativa é de que 70% da safra em toda a área de abrangência seja colhida até 15 de abril. “O início foi marcado por replantes, presença de fungos e até morte de plantas, o que atrasou o início do ciclo da soja. Houve investimento em adubação, agricultura de precisão e no tratamento de sementes e aplicações de fungicidas, inseticidas e foliares. No quesito pragas, as que mais atacaram foram as lagartas-falsas-medideiras.

Nas doenças, durante o desenvolvimento elas foram poucas, mas na finalização a ferrugem se intensificou pelo clima úmido e temperaturas mais amenas dos primeiros dias de março e as precipitações dos últimos dias”, enfatizou o assessor de grãos e fomento, Cristiano Corazza.

Produção por hectare será um pouco menor em relação ao ano passado

Corazza afirmou que em 2018, a média variou entre 58 e 66 sacas por hectare na área de abrangência da Cotriel. Em 2019, a média das Unidades vai sofrer variações que ficarão entre 50 a 60 sacas por hectare, uma vez que o desenvolvimento das lavouras ficou prejudicado em algumas regiões, devido à falta de chuvas nos períodos de enchimento de grão. “Alguns taliões chegam a registrar produtividades ente 70 e 80 sacos por hectare, mas são áreas isoladas”, ressaltou.

Unidades de recebimento estão bem estruturadas

Segundo o gerente de grãos, Odélcio Leopoldo Harmtann, as culturas de verão soja,arroz e milho representam 92% do recebimento anual da cooperativa ,sendo que a soja é o carro chefe com 84% de participação. “No início da colheita sempre o produto vem mais úmido e com bastante grãos imaturos pois a soja mais precoce tem essa característica ,mas não chega a ser problema ou comprometer a armazenar do produto até o momento sabemos também que tivemos replante em algumas lavouras que pode aparecer ainda mais soja imatura nas cargas”, afirmou.

Hartmann revelou que até o momento a unidade que mais teve entrega de produção foi Sobradinho, sendo que a soja precoce representa cerca de 20% do total recebido naquela unidade. “Nas demais a porcentagem de precoce é bem pequena e esperamos que à medida que o tempo for firmando esta semana, a colheita deve se intensificar. Em Pantano Grande, a colheita do arroz iniciou na segunda quinzena de fevereiro e está dentro do projetado, sendo que a qualidade e classificação do produto estão de acordo com os limites das normativas vigentes.”, destacou.

O gerente de grãos lembrou que ao longo dos últimos anos, as unidades armazenadoras de grãos tiveram expressivos investimentos a fim de melhorar o fluxo e agilizar a entrega de produtos: “Como é do conhecimento de todos 80% da safra é colhida em até 12 dias. Por isso, também preparamos uma logística para escoar para a indústria, o mais rápido possível a soja das unidades que não tem capacidade estática suficiente. Mesmo com vários problemas de replantio e de condições climáticas, esperamos ter receber uma quantidade igual a de 2018, o que demonstra a confiança do nosso associado ao trabalho que a Cotriel faz em toda a sua área de abrangência”, finalizou.

Postado em 25 março 2019 06:11 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop