CARAZINHO – Famurs apresenta a 3ª edição do prêmio Boas Práticas

Postado em 25 março 2019 06:07 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Em evento realizado na Câmara de Vereadores de Carazinho, entidade também debateu sobre a base curricular gaúcha

A Câmara de Vereadores de Carazinho sediou, nesta sexta-feira (22), o evento Famurs pelo Rio Grande. O encontro reuniu prefeitos e secretários de governo de toda a região. Na ocasião, o coordenador das áreas de educação e cultura da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Itamar Baptista Chagas, apresentou a 3a edição do Prêmio Boas Práticas. A honraria é entregue anualmente às prefeituras que desenvolvem práticas bem-sucedidas nas áreas de agricultura, assistência social, comunicação social; cultura, turismo e lazer; educação; fazenda; meio ambiente; saúde; segurança pública e mobilidade urbana; e trânsito. Em entrevista ao Diário, Itamar falou sobre a importância de reconhecer bons projetos pelo estado:
– Precisamos, cada vez mais, promover e divulgar os bons projetos que os municípios realizam. Ideias que muitas vezes não são apresentadas à sociedade e que poderiam ser replicadas para outras cidades. Então, o objetivo da Famurs nessa terceira edição do Prêmio é fazer com que toda a sociedade gaúcha tenha conhecimento sobre as coisas boas que as prefeituras estão realizando – pontua.
Como exemplo de boas práticas conduzidas dentro das administrações públicas do estado, ele cita o emprego dos meios digitais como forma de comunicação entre prefeitos e munícipes. “A área da comunicação social está passando por mudanças radicais. Em 20 anos, a própria maneira de fazer as campanhas eleitorais foi influenciada por esse processo. Então, daqui por diante, as prefeituras também terão que trabalhar com essas mídias sociais, bem como atender as demandas da comunidade que são feitas através desses mecanismos”, inicia Itamar.

– O Projeto Fala Cidadão, apresentado em uma edição passada, é um exemplo do bom emprego desses meios para estreitar a relação com a sociedade. Através dele, o prefeito se comunica diretamente pelas redes sociais com os munícipes. Outra proposta interessante é o Cidadão Mobile, no qual as pessoas, quando veêm algo errado na cidade, como um lixo colocado em local inadequado ou uma obra perigosa, comunicam a prefeitura repassando informações e fotos. Tudo através de um link colocado no site dessa prefeitura – exemplifica.

Para Itamar, a própria Famurs precisa se modernizar no sentido de que o contato com a sociedade gaúcha não seja somente pelo telefone e e-mail. “Ele pode ser instantâneo e pelas mídias sociais e precisamos buscar essa atualização”, reforça.

Ampliação do Prêmio
O contato com as prefeituras através do Prêmio tem proporcionado à Famurs expandir a honraria. “A área de segurança pública, por exemplo, não era abrangida pelo prêmio, mas passou a ser inclusa nesse ano. Soubemos que, cada vez mais, os municípios vem firmando parcerias com os órgãos de segurança do estado para resolver essa problemática. São projetos que passaram a englobar esse reconhecimento feito pela Famurs”, comenta.

Do encontro realizado na Capital da Hospitalidade, Itamar cita que a comitiva da Famurs levará uma nova sugestão. “O secretário da Amaja, durante conversa conosco, aqui em Carazinho, sugeriu que poderíamos expandir essa premiação para os consórcios intermunicipais, que ocorrem quando um grupo de prefeituras se associa para atuar em conjunto em várias áreas. Premiar essas práticas era algo que ainda não havíamos pensado e agora será pautada para uma próxima edição do Prêmio Boas Práticas da Famurs”, diz.

Federação também debate a educação
Além de apresentar o Prêmio aos prefeitos e secretários da região, o encontro realizado pela Famurs contou com a palestra “A base curricular gaúcha: como organizar o currículo no município”, que objetivou auxiliar os municípios na atualização de seus currículos escolares. A palestra é realizada através de uma parceria da Federação com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS).

– Em 2019, nossas visitas também têm como foco a educação, porque é neste ano que a base curricular tem que ficar pronta nos municípios. Em nível nacional e estadual esse processo já está concluído. O que nós queremos, então, é instigar os municípios para que coloquem sua pitada nesse importante documento incluindo características locais e regionais, principalmente nas questões de cultura, empreendedorismo e meio ambiente. A ideia é termos um único currículo em todo o estado – explica Itamar.

A palestra foi proferida pelo doutorando em Educação pela UFRGS, Diego Lutz, representante da Undime. Após sua explanação, ele abriu o debate em torno da temática com os secretários de educação que estavam presentes no evento. “Como temos 497 municípios no estado, essa interiorização proposta pela Famurs faz com que a gente chegue nas 27 regionais do estado para dar as orientações iniciais para que as administrações iniciem seus trabalhos em torno de suas bases curriculares. Daremos esse apoio durante todo o processo de formação do documento com as formações que forem necessárias”, encerra.

Diário da Manhã

Postado em 25 março 2019 06:07 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop