Outono com El Niño fraco tende a ter pouco impacto nas culturas de inverno

Postado em 22 março 2019 16:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O outono se iniciou na noite da quarta-feira (20) com previsão de que o fenômeno El Niño seja de fraca intensidade nos próximos meses. O prognóstico favorecerá a concentração de umidade, com chuva um pouco acima do normal no Sul e Oeste do estado. A variação climática não deve ter maior influência sobre as culturas de inverno.

Segundo a agrometeorologista do Departamento de Defesa Agropecuária, Loana Cardoso, a recomendação é observar a época de semeadura indicada pelo zoneamento agrícola. Assim, os agricultores previnem os problemas que podem surgir com a chuva e o granizo.

”Mesmo que a previsão seja de chuva somente um pouco acima do normal, não significa que não tenhamos uma sequência de dias de chuva intensa e até mesmo granizo, por isso é importante obedecer ao escalonamento”, enfatiza.

Atualmente, a colheita das culturas de verão, como milho e arroz, estão na fase final. A soja está com a quase 20% da área colhida.

As atenções se voltam agora para a preparação das culturas de inverno como trigo, aveia, cevada e centeio. ”Nesses casos, a recomendação é utilizar as variedades resistentes a doenças fúngicas”, destaca Loana. Na pecuária, o outono marca o início do ciclo de plantio das pastagens.

(Fonte: Governo do RS)

Postado em 22 março 2019 16:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop