Emater/RS-Ascar realiza ações para conscientizar população sobre importância da água

Postado em 22 março 2019 15:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Com o tema “Não deixe ninguém para trás”, o Dia Mundial da Água (22/03) deste ano é celebrado pela Emater/RS-Ascar em todo o Estado, com a realização de diversas atividades, como palestras em escolas, limpeza nas margens de rios e a exposição “Água: Essência da Vida – o olhar sobre a água em seus diversos usos”, que ocorre até a quinta-feira da próxima semana (28/03), na sede da Corsan, em Porto Alegre, na Rua Caldas Junior, 120, saguão do 18° andar.

A exposição é composta de 14 obras de arte, selecionadas entre as 38 obras de artistas plásticos gaúchos que integraram a Exposição itinerante dos 25 anos da Semana da Água do RS, comemorados em 2018. As obras ficaram expostas em locais de destaque cultural nos municípios de Canoas, Montenegro, Farroupilha e em Porto Alegre, no Palácio do Ministério Público do RS e na Hidráulica do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), no bairro Moinhos de Vento.

De acordo com Gabriel Ludwig Katz, coordenador estadual de Saneamento Básico da Emater/RS-Ascar, a Instituição realiza, durante o ano, inúmeras atividades de educação ambiental sobre a conservação e uso racional de água, tratamento de dejetos e destinação adequada de resíduos sólidos. Além de orientar as famílias rurais sobre conservação de áreas protegidas e recursos hídricos, e práticas de saneamento ambiental, como proteção de nascentes e tratamento de esgotos, ações que resultam na melhoria da qualidade e quantidade disponível de água nas bacias hidrográficas.

“São eventos nas propriedades de agricultores, palestras em escolas para estudantes e professores, onde os extensionistas da Emater contribuem apresentando as atividades de saneamento que são realizadas no campo”, explica. Ele ressalta que a Emater/RS-Ascar também realiza mutirões com agricultores para recolher lixo nas margens dos rios, diminuindo a incidência e proliferação de doenças e insetos indesejáveis, como o borrachudo, preservando assim as matas ciliares das nascentes e cursos d’água e melhorando a qualidade de vida das famílias no meio rural.

De acordo com a ONU, milhões de pessoas ainda vivem sem ter acesso à água potável, direito humano básico. O tema do Dia Mundial da Água foi escolhido por esse motivo. É uma adaptação da promessa central da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: “todo mundo deve se beneficiar do progresso do desenvolvimento sustentável, como ter direito à saneamento básico e água potável”.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Postado em 22 março 2019 15:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop