Governo do Estado responde ofício da Amasbi sobre possível fechamento da 25ª CRE

Postado em 22 março 2019 10:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O documento, assinado pelo Secretário-chefe de Gabinete do Governador do RS, Paulo Morales, afirma que será levado em consideração também as manifestações recebidas quanto à manutenção e ao funcionamento da Coordenadoria Regional de Educação na Região.

O Governo do Estado do RS, através do Secretário-chefe de Gabinete do Governador, Paulo Morales, enviou na terça-feira, 19/03, uma resposta ao ofício enviado pela Associação dos municípios do Alto da Serra do Botucaraí, referente ao possível fechamento da 25ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Soledade.

Segundo o ofício encaminhado pela Amasbi, ainda no início do mês de fevereiro, um eventual fechamento da 25ª CRE poderá agravar a já difícil realidade da região do Alto da Serra do Botucaraí, visto que dificultará sobremaneira o desenvolvimento das políticas públicas e as atividades rotineiras que envolvem o funcionamento das unidades escolares e das Secretarias Municipais de Educação nos municípios, entre outras dificuldades decorrentes.

Conforme Paulo Morales, em resposta ao ofício da Amasbi, a Secretaria de Educação está realizando um estudo aprofundado sobre a estrutura de suas coordenadorias. O sistema atual foi criado para agilizar a comunicação da SEDUC, com sede em Porto Alegre, e as mais de 2,5 mil escolas da rede estadual. Suas diretrizes são baseadas em formas de comunicação anteriores a adventos como celular, e-mail e, sobretudo, mídias sociais.

Ainda de acordo com o ofício, a estrutura atual das 29 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) precisa ser otimizada, a fim de gerar melhores resultados sem onerar os cofres públicos. Aproveitando a modernização dos meios digitais de comunicação, é possível ter uma estrutura mais leve e capaz de gerar melhores resultados. “Assim, a reforma na estrutura da Secretaria é uma necessidade, pois, nos últimos 15 anos, houve uma redução de cerca de 600 mil alunos na rede pública estadual. Dessa forma, é necessário enxugar a máquina pública sem prejuízos à comunidade escolar. O estudo leva em consideração outras estruturas do Estado e, com as demais Secretarias, estamos buscando a viabilidade de concentrarmos os diversos serviços ofertados ao cidadão em locais únicos”, afirma Morales.

Um dos compromissos deste Governo é avaliar as formas de gestão, otimizando todas as áreas da SEDUC. Ainda não estão definidas alterações no que diz respeito à quantidade de sedes e de servidores. “Salientamos, ainda, que a reformulação levará em conta benefícios pedagógicos, estruturais e recurso humanos, além das manifestações recebidas quanto à manutenção e ao funcionamento da 25ª Coordenadoria Regional de Educação”, finalizou o Secretário-chefe de Gabinete do Governador do RS.

A resposta do Governo do Estado foi repassada aos prefeitos da Amasbi, durante reunião ordinária na noite desta quarta-feira, 20/03, no município de Mormaço. O presidente da entidade e prefeito de Mormaço, Rodrigo Jacoby Trindade, que encerrou neste encontro sua gestão, afirma que o assunto continuará na pauta da associação. “Tenho certeza que o prefeito de Victor Graeff, Claudio Alflen, dará continuidade a essa discussão. A 25ª CRE é muito importante para a região, e vamos concentrar esforços para manter ela em funcionamento”, avaliou.

Clic Soledade

Postado em 22 março 2019 10:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop