Genéricos completam 20 anos no Brasil: dono da rede São João afirma que eles trouxeram acesso à saúde e economia para as pessoas

Postado em 19 março 2019 16:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

No último dia 10 a lei do medicamento genérico completou 20 anos no Brasil. A legislação chegou para que laboratórios pudessem produzir medicamentos com patente de registro expirada, ou seja, passou o prazo para que a produção fosse exclusiva a um determinado laboratório. Com isso, o consumidor foi o grande beneficiado, pois o remédio chegou a um preço mais baixo.

Em Passo Fundo, assim como em todo o Estado, a Rede de Farmácias São João é uma referência na venda de medicamentos. Durante a programação da Uirapuru, o proprietário da rede, Pedro Brair, falou sobre a data que, em sua avaliação, representou um marco para o acesso a medicamentos para a população. Explicou que o medicamento genérico passou por testes de comparativo de eficácia com o medicamento original, o chamado de referência.

A chave da diferença de preço está no fato de o medicamento genérico não ter sido feito com base em pesquisas previas. Estas pesquisas são caras e feitas quando se descobre um medicamento que não há no mundo. O genérico usa estas informações prontas, após a expiração da patente. O empresário Pedro Brair reafirmou que a eficácia do genérico é a mesma para o medicamento de referência.

Revelou que no Brasil os genéricos representam 30% das vendas totais. Os médicos já os prescrevem de forma direta, visando a economia aos pacientes, pois a eficácia é a mesma. O empresário Pedro Brair também revelou que os grandes laboratórios, que produziram o medicamento original, já são acionistas de muitos laboratórios genéricos, participando da produção de remédios onde atestam a qualidade dos mesmos.

Rádio Uirapuru

Postado em 19 março 2019 16:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop