ESPUMOSO – Resumo da última sessão ordinária da Câmara de Vereadores – 12.03.2019

Postado em 18 março 2019 06:15 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

ATA Nº. 2962
DATA: 12.03.2019
HORÁRIO: 19 horas
LOCAL: Plenário Agostinho Somavilla

VEREADORES PARTICIPANTES: Bancada do PP; Jadir José de Oliveira, Ana Mari Vogel; Bancada do PDT- Leomar Gugel, Joacir Carmo Sonda, José Carlos Mehring, Marcel Rotta Simon; João Valério Mocelin PSDB; Juliano de Oliveira Fiuza MDB, Roberto Carlos Iopp, PT.

Constatando haver quórum e invocando a proteção de Deus, o Presidente, Vereador JOÃO VALÉRIO MOCELIN declarou aberta a presente Reunião Ordinária, e convidou o 1º secretário Vereador Roberto Iopp para fazer a leitura de um texto Bíblico.

Em seguida o Presidente colocou a ata em discussão, em votação foi aprovada por unanimidade.

EXPEDIENTE DO PDOER LEGISLATIVO

1-O Vereador MARCEL ROTTA SIMON propõe que a Câmara Municipal de Vereadores, em parceria com a APA 4 Patas, Pets Shops”, Clínicas Veterinárias, empresas, entidades e Secretaria Municipal de Saúde do nosso município realizasse anualmente Feiras de Adoção de cães e gatos.
É grande o número de animais abandonados pelas ruas de Espumoso, tal fato nos preocupa.
Temos no nosso município a APA 4 Patas, formada por altruístas, que doam tempo e dinheiro na causa dos animais abandonados. Através da APA são realizadas inúmeras atividades como alimentação, banho, tosa, vacinação, castração, etc. Tal proposição seria uma maneira de complementar este belo trabalho realizado por esta organização.
A Feira de adoção seria uma possibilidade de aumentar o número de adoções dos animais de estimação além de incentivar tal prática.
Pets shops parceiros, colaboradores, entidades podem realizar banho e tosa dos animais deixando-os preparados para a feira.
A Câmara Municipal de Vereadores pode utilizar seu espaço nas redes sociais, rádio e jornal para divulgação da Feira de Adoção.
Lanço o convite para os colegas, para que nos engajemos nesta causa, busquemos o apoio e parceria de entidades, e, juntos, realizemos a 1ª Feira de Adoção no município de Espumoso.
Usando a palavra o Vereador José Carlos, parabenizou o colega e disse que como sai sedo da manhã todos os dias, acaba encontrando muitos cachorros na rua, muitos com cólera, outros com corrente, não sabe se são os donos que largam à noite ou se eles fogem, e esta proposição vem a calhar, cada um tem que fazer a sua parte, em vez de largar na rua, serão colocados à disposição de quem deseja cuidar, adotando os mesmos.
Colocada em votação a proposição foi aprovada por unanimidade.

2- O Vereador MARCEL ROTTA SIMON solicita ao Poder Executivo Municipal que providencie a instalação de sinalização de ponte estreita na ponte do Rio São Bento, sentido Mormaço – Espumoso, na comunidade da Linha Santa Catarina.
Moradores da Linha Santa Catarina entraram em contato pedindo sobre a instalação de sinalização indicativa de ponte estreita sobre o Rio São Bento. Tempos atrás existia tal sinalização, porém foi retirada do local. Atualmente só existe sinalização no sentido Espumoso – Mormaço.
Solicita-se ao Poder Executivo que atenda nosso pedido, pois já ocorreram acidentes no local, e tal sinalização serviria para prevenir novos acidentes.

3- O Vereador JOÃO VALÉRIO MOCELIN indica ao Poder Executivo Municipal, para que o mesmo veja sobre a possibilidade de criar o Plano Diretor do Município de Espumoso, tendo em vista que a cada dia que passa a cidade cresce mais e surgem novos problemas devido à falta de um Plano Diretor que determine onde cada tipo de construção pode ser realizada em nossa cidade.
Cabe lembrar que já existe um modelo de Plano Diretor, o qual só precisaria ser atualizado para poder ser aplicado em nossa cidade.
Lembro também que esta mesma indicação foi feita por este vereador em 02 de maio de 2017 e em 27 de Março de 2018, mas até o momento não há um Plano Diretor em Espumoso.

4- O Vereador JOÃO VALÉRIO MOCELIN indica para o Poder Executivo Municipal, para que o mesmo veja sobre a possibilidade de criação de um PROCON Municipal, tendo em vista que o poder judiciário está com uma quantidade enorme de Processos, sendo que muitos destes processos seriam evitados se existisse um Procon em nosso Município. Isso sem contar que o consumidor que realizar uma compra e se sentir lesado, terá o Procon para buscar seus direitos, não precisando entrar na justiça e ficar meses ou até mesmo anos aguardando uma sentença, enquanto no Procon, o problema deste consumidor poderia ser resolvido rapidamente e com bem menos burocracia e custos

5-O Vereador JULIANO DE OLIVEIRA FIUZA Indica ao Poder Executivo Municipal, para que realize melhorias na rua Isidoro Marchese, esquina Rua Tiradentes, no Bairro União, que seja realizado a canalização, com uma drenagem adequada à rua, seja construído boca de lobo, e após seja feito o asfalto a rua, uma vez que quando chove está alagando as residências, próximo a esta esquina.
Salientamos que a drenagem urbana é o conjunto de medidas que tenham como objetivo minimizar os riscos que a população está sujeita, diminuir os prejuízos causados por inundações e possibilitar o desenvolvimento urbano de forma harmônica, articulada e sustentável. Ou seja, a drenagem nada mais é do que o gerenciamento da água da chuva que escoa no meio urbano.
O aumento da população tem produzido impactos significativos na infraestrutura de recursos hídricos. E um dos principais impactos que tem ocorrido na drenagem urbana é a forma de aumento da frequência e magnitude das inundações e consequentemente a degradação ambiental.
A visão antiga da drenagem urbana tinha como princípios: remover as águas pluviais para jusante executar projetos e obras, como medida estrutural para resolver os problemas e a base de analise era somente econômica. Já a visão moderna busca a compreensão integrada do meio ambiente: social, legal, institucional e tecnológica, visando resolver os problemas gerenciais através de componentes políticos.
Dentre os principais impactos das inundações sobre a população estão: os prejuízos de perdas materiais e humanos, a interrupção da atividade econômica das áreas inundadas, a contaminação por doenças de veiculação hídrica como leptospirose, cólera, entre outros e a contaminação da água pela inundação de depósito de materiais tóxicos, estações de tratamento, entre outros.
Para gerenciamento adequado da drenagem urbana são indispensáveis o conhecimento da área, o seu monitoramento, o planejamento da ações visando minimização dos impactos e principalmente da participação e motivação da população envolvida.
Desta forma peço a sensibilidade do Poder Executivo em atender esta reivindicação daquela comunidade

6-O Vereador JOACIR SONDA solicita que o Poder Executivo Municipal agende uma reunião com o secretário de administração do estado do Rio Grande do Sul, com a finalidade de apresentar proposta para receber em sistema de permuta dos débitos que o estado tem com o município com os bens imóveis localizados no município, pertencentes ao estado para uso da secretaria de educação sendo que as escolas foram cessadas e os bens imóveis encontram-se sem utilização, e desta forma estão se degradando.
É de conhecimento que este assunto já foi tratado e o estado propôs uma cessão de uso por vinte anos, no entanto o Município por força de legislação, não poderá realizar investimentos em bens tão somente cedidos.

7-Somente o Vereador Joacir Sonda não assinou a solicitação de audiência Pública apresentada pelo Vereador Roberto Carlos Iopp, com as seguintes entidades: O Sr. Prefeito Municipal Douglas Fontana; Departamento de Esportes CMD; Poder Legislativo Espumosense; Direção do Clube Atlético Guarani de Espumoso; Direção da SER Dim Espumoso; Direção do SER Vitoria.
Com o Objetivo de construir a possibilidade de uma equipe de Futsal nas Categorias Sub 17 anos ou Sub 20 anos de idade para participar do Campeonatos Estadual de FUTSAL.
1º – Nossas equipes de Futsal de Espumoso participam de competições categorias de Base até a idade Sub 15 anos de idade.
2º – O Clube Atlético Guarani participa da competição na Categoria Adulto.
3º – Fica um Vácuo de mais de cinco anos ou seja, dos 15 a 20 anos de Idade, período este considerado critico pois os jovens nesta idade sem ter atividades esportiva, cultural e artísticas ficam alvo dos descaminhos.
4º – A Imprensa local fez divulgação de Jovens de Espumoso que vão defender no ano de 2019 as cores das Equipes da. ACIFE de Ibirubá. SASE de Selbach. Arsenal de Não – Me-Toque. ACBF de Carlos Barbosa.
5º – Não a necessidade de relatar que, a grandeza do Clube Atlético Guarany nos anos 80 e início de 90 foi trabalho de Categorias de base.
– Que o Custo financeiro em trazer atletas de alto rendimento é oneroso.
– As Grandes Equipes de todas categorias apostaram na Estratégia de Formação de atletas.
– Inclusive deixando de investir recursos na contratação de atletas para equipe principal para investir nas categorias de Base.
6º – Em três anos o Clube Atlético Guarani terá uma equipe competitiva. Com maioria de Jogadores de Espumoso. E com o envolvimento da Comunidade.
7º – Esta solicitação é feita cotidianamente pelos pais. Colaboradores e Desportistas de nossa comunidade.

8- Todos os Vereadores assinaram a solicitação de audiência apresentada pelo Vereador Roberto Carlos Iopp com a direção e administrador do Hospital Notre Dame São Sebastião de Espumoso. Poder Executivo e Secretaria Municipal de Saúde. Poder Legislativo. Membros do Conselho Municipal de Saúde.
Para abordar os Seguintes assuntos:
1º – Situação financeira do Hospital Notre Dame São Sebastião de Espumoso.
– Convenio do Hospital com o Município de Espumoso.
– Convenio do Hospital com o Governo do Estado.
– Convenio do Hospital com o Comaja.
2º – Funcionários e Prestação de Serviços Prestados a Comunidade.
3º – Tabela do SUS.
4º – Construção do Pronto Socorro Regional.
5º – Emendas do Orçamento Geral da União 2019.
6º – Segue em anexo Requerimento do dia 12 de Dezembro de 2018 aprovado por todos os vereadores, onde foi solicitada Audiência e por motivos desconhecidos não foi realizada.

9-Todos os Vereadores assinaram e aprovaram o requerimento do Vereador Roberto Carlos Iopp para a realização de uma Seção Solene em data e Horário a Definir no Ano de 2019, Homenagear, 40 anos da Rádio Planetário AM de Espumoso
No dia 10 de Março de 1979 entrava no Ar a Radio Planetário de Espumoso AM, há quarenta anos.
Na Época me lembro dos comentários dos meus familiares, meu pai (In Memoria) e minha mãe que o a Radio que escutavam para acompanhar as informações era a Radio de Ibirubá.
De sua Inauguração até os dias de Hoje a Rádio Planetário é um sinônimo de informação Cotidiana da comunidade de Espumoso e Região.
Dos grandes debates Políticos Econômicos e Social que envolvem a comunidade e o Brasil.
A Rádio é o Veículo de comunicação mais ouvido do País.
Ao Homenagearmos a Radio Planetário AM 1290 KHZ, estendemos esta homenagem a todos os profissionais da comunicação. Os empreendedores que acreditam na informação e Prestação de Serviços. Pessoas que investem na Rádio para divulgarem seus produtos. Informações. Notas. Utilidade Pública.
“A Informação Verdadeira constrói consciências e cidadania. É um Fundamento insubstituível para a Democracia, Liberdades Individuais e Cidadãs Consequentes”.
“Radio Planetário. A VOZ DA COMUNIDADE REGIONAL”.

10-Todos os Vereadores assinaram e aprovaram o requerimento apresentado pelo Vereador Roberto Carlos Iopp para a realização de uma Sessão Solene em data e Horário a Definir no Ano de 2019 ao atleta Nicolas Pereira dos Santos.
Segundo Filho de Leandro e Cláudia Pereira dos Santos.
Idade 9 Anos. 1º – Campeão Estadual de Futsal no ano de 2018. Categoria Sub 9 anos de Idade e Jogador destaque da Competição pelo ARSENAL de Não-Me- Toque. A final foi disputada entre Internacional de Porto Alegre e ARSENAL de Não-Me-Toque na Cidade de Gramado no dia 21 de Outubro do Corrente ano.
2º – Campeão da Taça RBS de Futsal Categoria Sub 9 anos de Idade no Ano de 2018. Jogador destaque da competição. Atuou pela equipe do ARSENAL de Não-Me-Toque.
3º – Campeão Regional da Copa Integração Alto Jacuí de Futsal Sub. 9 anos de Idade no Ano de 2018. Foi Goleador com 26 gols. E escolhido melhor jogador da Competição. Competiu pelo Club Atlético Guarany de Espumoso.
4º – Campeão Municipal de Futsete das Escolinhas de Espumoso ano 2018. 5º – Campeão Municipal de Futsal pelas Escolinhas Futsal nas Categorias. Sub 9 e Sub 11 anos de Idade. Ocorridas no ano de 2018.
6º – Foi Vice Campeão Gaúcho de Futebol de Campo Categoria Sub 09 pelo Juventude de Caxias do Sul. Edição 2018.
7º – Nos dias 5 a 9 de Dezembro do Corrente ano vai disputar Titulo Sul Brasileiro de Futsal na Cidade de Balneário Camboriú/SC. Pela Equipe do Arsenal de Não-Me-Toque. Vai competir na Categoria Sub 11. E possui penas 9 anos idade.
8º – Está Concorrendo ao prêmio de Melhor Jogador do Estado do RS, de Futsal categoria Sub. 09 Anos de Idade.
9º – Duas competições estão em andamento. Onde atua pelo SERDJIM de Espumoso, onde disputa Prêmios Individuais.
10° No dia 03 a 10 de janeiro de 2019 se apresentou se no Esporte Clube Juventude de Caxias do Sul/RS disputou o Campeonato Mundial de Futebol de Campo Categorias Sub 10 anos ficando em quarto (4º) Lugar. Desde então Jogador da Equipe de Caxias do Sul/RS
O Único Jogador que se tem registro, que ganhou três Competições no Mesmo ano, Campeão Gaúcho. Campeão da Taça RBS e Campeão Regional de Futsal.
Pedimos o apoio dos nobres Colegas Vereadores, nesta simples mas justa homenagem a uma Criança que desde muito cedo aprendeu no esporte, a driblar as adversidades da vida sendo exemplo e admiração para muitas crianças de seu bairro a Vila Arroio. Demonstrando que com foco, vontade e dedicação pode mover montanhas.
Destacamos aqui o apoio de seus pais Leandro e Cláudia, e demais membros da família, que sempre estão presente, não medem esforços para acompanhar seu filho. Seja onde for. O custo que tiver. A cidade ou estado onde for. Não importa a distância. O caminhão a percorrer. “Os pais estão sempre juntos, dando incentivo”. Sendo o Porto Seguro. O refúgio para os maus momentos. O suporte para dividir as alegrias e vitorias. A Família a base de tudo na vida.
Certos da boa acolhida do mesmo desde já agradecemos.

11-Foi baixado para a comissão de Economia e finanças o PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 05/2019 REGULAMENTA O PAGAMENTO DE DIÁRIAS DE VIAGENS PARA OS VEREADORES E SERVIDORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPUMOSO, ESTIPULANDO OS RESPECTIVOS VALORES, de autoria da Mesa diretora.

12- Foi encaminhado para a comissão de Constituição e Poderes o PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 06/2019 DÁ DENOMINAÇÃO A PRAÇA CENTRAL DO LOTEMANETO SÃO VALENTIN, DE PRAÇA EMILIO PARISOTTO, de autoria do Vereador José Carlos.

13- Da mesma forma foi encaminhado para a comissão de Constituição e Poderes o Projeto legislativo nº 07 /2019 Dispõe que todos os “pet shops”, clínicas veterinárias e estabelecimentos do ramo, no Município de Espumoso, devem afixar cartaz que facilite e incentive a adoção de animais e dá outras providências, de autoria do Vereador Marcel Simon.

14-Foi aprovado por unanimidade o PROJETO DE LEI LEGISLATIVO N.º 03/2019 DISPÕE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE APARELHOS DE TELEFONIA CELULAR NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE ESPUMOSO-RS, de autoria do Vereador José Carlos e disse que como autor agradece o jurídico da casa, e como já tem uma lei federal, achou importante que também tivesse uma lei municipal, para que seja regulamentado o uso nas escolas municipais.

15- Foi aprovado por unanimidade o Requerimento do Consultor jurídico, para a liberação de duas diárias e meia, para se deslocar à Porto Alegre, onde participara do curso do IGAM, sobre a lei 13.460/2017 sobre ouvidoria e a lei 13. 709/2018, proteção de dados, nos dias 20à 22 de março.

16- Foi lido a Resolução da Mesa n.º 02 regulamenta a autuação dos processos administrativos e legislativos no âmbito da Câmara de Vereadores de Espumoso/rs.

17- Da mesma forma foi dado ciência aos Senhores Vereadores da Resolução da Mesa 03/2019 Regulamenta o recebimento dos projetos de lei, anteprojetos, indicações, pedidos de informações, requerimentos, solicitações e ordem do dia.

EXPEDIENTE VERBAL

1-O Vereador Leomar Gugel solicita ao Poder Executivo, através da secretaria competente, para que façam a limpeza do terreno do Município, na comunidade do Pontão do Butiá, pois está virado em capoeira, deve ser limpado todo o terreno, não somente em frente à escola.

2-O Vereador Marcel faz um pedido à comunidade, para que entrem no site do Senado Federal, que está sendo votado uma sugestão legislativa, 80. 429, pelo fim do auxílio moradia, Deputados, Senadores e para juízes, devemos votar a favor do auxílio moradia, temos que terminar com estes benefícios, temos que mostrar o nosso descontentamento.

3- A Vereadora Ana endossa as palavras do Vereador Marcel, eles podem viver com os salários que ganham, e as demais pessoas que tem regalias, aos poucos também tem que ir perdendo.
Também a ONG 4 patas estão convidando os Vereadores para ir fazer uma visita e ver como os animais são bem cuidados.

4- O Vereador Roberto solicita a secretaria dos transportes, que na medida do possível faça reparos nas estradas da Campina Redonda, Linha Guanabarra, Santo Inácio, Imaculada Conceição está muito crítica, assim que abrir, seja feito os reparos necessários, pois tem moradores ali que nem conseguem chegar na sua propriedade para tirar leite.
Outra solicitação é para a secretaria do Planejamento, que seja resolvido o problema da luz, no distrito industrial, na incubadora, pois eles precisam de luz trifásica, e a RGE não está atendendo, que seja visto o que está faltando para que eles possam trabalhar de acordo, e resolvido o problema.

EXPLICAÇÕES PESSOAIS

Usando a tribuna o Vereador Joacir parabenizou a comunidade do Pontão dos Manecos pela grande festa, parabéns à comunidade, também pela inauguração da ponte, onde lhe foi dado o privilégio pela comunidade de escolher o nome da Ponte, e aprovado por esta casa por todos os Vereadores, Alfredo Botega, foi um desbravador daquela região, e até agora os familiares trabalham aqui na cidade com comércio.

Manifestando-se o Vereador José Carlos disse que gostaria de ouvir as considerações aqui a Mídia, é fundamental nós divulgarmos os trabalhos desta casa, agradeço aos Senhores pela aprovação deste projeto, na regulamentação de aparelhos celulares dentro das escolas públicas do Município é um projeto que já está em andamento desde 2008 dentro das escolas Estaduais, acredita que o caminho não é trabalhar dentro da sala de aula com celular, temos uma educação de qualidade, e os alunos devem focar no estudo, não é o caminho ficar usando celular dentro da sala de aula.
Agradeceu os colegas que se fizeram presente na ASCAMAJ sexta feira, onde levou assuntos de um grande interesse, acredita no poder da Associação, para defender o projeto que apresentou, numa situação que tem ocorrido as uns três anos, que é nas reformas das rodovias, onde estão diminuindo os lugares de ultrapassagem colocando tachões no centro e diminuindo a velocidade, acredito que isso só está dificultando o fluxo do transito, colocando em risco e vemos que se coloca em risco aos usuários de ciclistas, levou esta Moção,para ser revisto, não pode ser feito estas maquiagens nas estradas, acredita que quem tem que saber das dificuldades são os Vereadores, são os usuários das vias, e os Vereadores são os pelotão de choques, e tem que defender as causas da comunidade, isso deve ser revisto, até pela quantidade de impostos que se paga.
Parabenizou o Vereador Roberto pelas defesas que fez quanto à questão de energia elétrica e das reformas de previdências, também parabenizou o Vereador Marcel, onde temos que começar de cima para baixo as mudanças de nosso País, é uma preocupação em fazer as reformas trabalhista, onde os pequenos serão prejudicados e os grandes continuam com tantos privilégios.

Manifestando-se na tribuna o Vereador Marcel comunica a Comunidade Espumosense, que uma das proposições que fez nesta casa o ano passado foi contemplado por uma emenda do Deputado Giovani Cherini com R$ 350.000,00 para a construção de uma piscina térmica, esta ideia surgiu após fazer um grande estudo de alguns municípios de nosso estado que já haviam feito este projeto, e esteve conversando coma secretária Loiva de Chapada, e se informou de como funcionava este projeto naquele Município, achou muito interessante, e achou que melhoraria muito a qualidade de vida dos espumosenses, especialmente para a terceira idade, poderá ser usada a piscina para natação, na rede municipal de ensino, fica lisonjeado e agradece ao executivo que acreditou na ideia e ao deputado pela emenda, e quem tem a ganhar é a Comunidade.
Apresentou uma proposição referente a feira de adoção de cães e gatos, e deveremos trabalhar com empresas de nosso Município e a APA, e se fizermos uma feira ira completar este belíssimo trabalho que já vem sendo realizado.
Sabe que o Vereador José Carlos, está sempre nas estradas, infelizmente o que a gente vê no Rio Grande do sul e no Brasil à fora, eles só pensam em colocar tachões, reduzir velocidade, e não pensam em construir novas faixas, na Itália tem lugares que tem até cinco vias, na auto estrada, não tem ultrapassagem, não tem curva, porque aqui não poderemos começar um projeto neste sentido? Temos que parar de pensar em só cobrar impostos, sabemos que somos um país que mais paga imposto, e está na hora de cobrarmos que as medidas sejam, feitas de forma eficaz para todos.

Usando a tribuna o Vereador Roberto falou que quando algumas pessoas alguns formadores de opinião, que não é uma realidade da região em que se trata de uma realidade muito distante e que na realidade acontece bem perto de nós, que é a questão da violência contra mulher. Sexta-feira da semana passada nós tivemos um dia internacional da mulher, tem que saber a cada 30 segundos uma mulher é violentada dentro de casa são mais de 20 óbitos que acontecem por dia 600 por mês em torno de 62000 óbitos por ano, e a violência doméstica e a Lei Maria da Penha muitos machões são contra, mas muitas vezes elas não encontram o apoio que precisam, porque as mulheres ao serem violentadas elas não vão encontrar nas autoridades um Porto Seguro que elas precisam porque muitas vezes o exame de corpo de delito quem vai fazer nenhuma mulher é um homem na Delegacia de Polícia Civil que atende nenhuma mulher é um homem, muito nós temos que avançar, temos que criar estruturas para proteger as mulheres.
A respeito do Clic Espumosense na tarde de hoje, o Governo Federal está dando uma delícia demais cinco milhões para que aprovar a reforma da previdência, para cada deputado federal que votar favorável a reforma da previdência Deputado tem direito, para o Vereador corrupto é quem compra e mais corrupto é quem se vende, e mais corrupto é aqueles que dizem para a sociedade que é necessário a reforma, quem paga isso é a sociedade, quem tem 20 ano de contribuição e 65 anos vai se aposentar com apenas 80% do que recebem.
Pra se aposentar com 100% do salário, ela tem que se aposentar com 40 anos de contribuição e 65 anos de idade, quem vai pagar esta reforma da previdência é o trabalhador.
O que deveria ser discutido é uma PEC contra os privilégios, é contra os juízes ganhar tudo que é tipo de auxilio, Deputado ganhar engraxate, para engraxar os sapatos, um agricultor tem que contribuir quarenta anos, pra se aposentar, nós vamos combater nestas casa todo deputado que for favorável à reforma da Previdência, os funcionários públicos, os municípios, vão ter que contribuir mais, isso via gerar desemprego.
Parabenizou a comunidade do Pontão dos Manecos e a administração Municipal que depois de nove anos esta comunidade vai ter uma ponte de acesso a comunidade, porém gostaria que o protocolo mudasse, pois quando se inaugura uma obra pública é que as entidades se façam presente nas inaugurações.
O propositor do nome do homenageado, nem foi chamado para entregar a placa, nem foi chamado para compor a mesa, nós Vereadores somos representados pelo Presidente da casa, mas o propositor do nome, da ponte deveria ser chamado, até porque compete ao poder Legislativo denominar obras.

Nada mais a tratar, o presidente convidou a comunidade para se fazer presente no jantar beneficente para o Senhor Protásio no Sepé Tiaraju e dia 16 de março, a jantar do Guarany no CTG Sinuelo das coxilhas, e agradecendo a proteção de Deus declarou encerrada a presente sessão ordinária.

Postado em 18 março 2019 06:15 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop