PASSO FUNDO – Curso de Agronomia da UPF tem disciplina ministrada em inglês

Postado em 15 março 2019 06:20 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Disciplina de Plant Pathology é ministrada pela professora Dra. Jaqueline Huzar Novakowiski

Oportunizando um espaço diferenciado de formação, o curso de Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF) disponibiliza a disciplina de Plant Pathology, que é ministrada exclusivamente em inglês. A turma de acadêmicos matriculados na disciplina, que é ministrada pela professora Dra. Jaqueline Huzar Novakowiski, já tem conhecimento da língua e amplia seu conhecimento técnico com a aula diferenciada.

Para o coordenador do curso de Agronomia, professor Dr. Vilson Antonio Klein, o domínio da língua e o conhecimento adquirido abrem fronteiras e horizontes para os acadêmicos enquanto egressos. “O fato de termos 19 acadêmicos matriculados, com domínio da língua inglesa, para nós, é uma grata e grande alegria. Demonstra o quanto esses futuros engenheiros agrônomos estão se preparando para o futuro e também o quanto o nosso curso é diferenciado e qualificado”, destaca ele, especificando que o domínio do inglês é imprescindível para quem busca um espaço diferenciado no mercado de trabalho ou outras grandes oportunidades de atuação e de experiência de vida.

Conhecimento e experiência
A professora Jaqueline Huzar Novakowiski tem doutorado em Fitopatologia pela The Ohio State University, nos Estados Unidos, e participou de um programa de graduação sanduíche na University of Manitoba, no Canadá. Ela atua na área de pesquisa de manejo de doenças em grandes culturas por meio de controle químico e resistência genética. Segundo ela, como os humanos, as plantas também ficam doentes. “Muitas vezes, o ataque de doenças causa severa redução na produtividade e/ou qualidade dos produtos agrícolas. Assim, durante a disciplina, abordamos vários aspectos relacionados à correta diagnose e ao manejo de doenças de plantas de importância econômica”, explica.

Conforme a professora, a disciplina é eletiva e pode ser cursada por qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer ou aprimorar os conhecimentos em fitopatologia. “O inglês é um dos principais idiomas falados em outros países, assim, uma disciplina lecionada no idioma inglês oferece ao acadêmico a possibilidade de aprimorar as suas habilidades de comunicação em inglês e de aprender uma linguagem mais técnica que é utilizada em ambientes profissionais. Muitos dos alunos que cursam a disciplina têm interesse em fazer um intercâmbio fora do Brasil e, assim, esperamos contribuir para a preparação desses alunos para encarar esse desafio”, aponta Jaqueline, considerando que, para cursar a disciplina, o acadêmico precisa ter um nível de proficiência intermediário para que consiga compreender o conteúdo e expressar as suas ideias.

Além da teoria e da prática, a experimentação
As aulas são dinâmicas e estimulam a participação do estudante. Segundo a professora, é feita a exposição do conteúdo teórico e os alunos têm aulas em laboratório para aprender como fazer a diagnose de doenças e outras atividades para fixação do conhecimento. “Um dos requerimentos da disciplina é o preparo de ‘Fact Sheets’, ou seja, são materiais curtos a respeito de um assunto específico. Há também provas escritas e apresentações orais. Tenho disponibilizado materiais complementares para leitura e pretendo iniciar quizzes on-line via Moodle, para que os acadêmicos interajam fora da sala de aula”, comenta a professora.

A experiência foi aprovada pelos acadêmicos. “É um desafio, porque, além da matéria, tem o estudo de outro idioma também. É um idioma universal e é muito importante para nós, futuros agrônomos. Muitas oportunidades de trabalho estão em empresas multinacionais e em outros países também”, destaca a estudante de Agronomia do 7º nível, Alicia Cherini, de 20 anos.

Postado em 15 março 2019 06:20 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop