PASSO FUNDO – Inscrições abertas para cursinho Pré-Vestibular Popular e Comunitário da UPF encerram nesta sexta-feira (22)

Postado em 20 fevereiro 2019 10:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Curso é gratuito para alunos em situação de vulnerabilidade social, residentes em Passo Fundo e região

A Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece à comunidade o Cursinho Pré-Vestibular Popular e Comunitário, que é um dos projetos de extensão da Instituição, vinculado à Faculdade de Educação (Faed) e ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). O objetivo do cursinho é oferecer um ensino pré-vestibular gratuito para alunos em situação de vulnerabilidade social, residentes em Passo Fundo e região. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até sexta-feira, dia 22 de fevereiro, na sala 15 da UPF Idiomas (Campus III), que está localizada na Avenida Brasil, 743.

Com 30 vagas disponíveis, os interessados devem apresentar, no ato da inscrição, o RG, o CPF e o histórico escolar para comprovação da conclusão do Ensino Médio. Os alunos serão selecionados de acordo com os critérios especificados em edital, portanto, aqueles que atendem aos critérios de classificação deverão apresentar também os documentos comprovativos de cada critério: comprovante de recebimento do benefício bolsa família, atestado de vinculação a movimento social (assinado pelo coordenador), autodeclaração de cor/etnia e de gênero.

O objetivo é atender principalmente às demandas de alunos de escolas públicas, comunidades indígenas, integrantes de movimentos sociais, pessoas negras, beneficiários de programas sociais, refugiados, imigrantes, transgêneros e demais membros da comunidade e região em vulnerabilidade social. A iniciativa, portanto, promove a autonomia e a perspectiva de ingresso ao ensino superior para grupos de baixa renda, étnicos, de gênero e em demais situações de vulnerabilidade social.

Os professores voluntários do cursinho participaram, na semana passada, de uma reunião de formação e alinhamento da metodologia. “A ideia é preparar os educadores para atender a um público de maior nível de vulnerabilidade social da cidade, focando nas diferenças de classe social e gênero, para um trato mais respeitoso e entendendo como se dão essas dinâmicas de identidade. A proposta é trazer o que temos de potencial de construção de conhecimento dentro da Universidade para quem mais precisa no município”, declarou o professor Ivan Dourado, que coordena o projeto juntamente com a professora Rosimar Esquinsani.

A prioridade de vagas será proporcional ao número de critérios identificados por candidato. As aulas serão oferecidas de segunda a sexta-feira, das 19h20min às 22h30min. A lista com os nomes dos candidatos selecionados será divulgada no dia 28 de fevereiro pelo site da UPF.

Mais informações podem ser obtidas em contato pelo e-mail [email protected].

Fotos: Camila Guedes
Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 20 fevereiro 2019 10:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop