PASSO FUNDO – Check-up é essencial para a prevenção de doenças

Postado em 20 fevereiro 2019 06:35 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Exames de rotina devem ser considerados uma prioridade. O diagnóstico precoce salva vidas

Mais um ano começou, férias iniciaram para alguns, volta ao trabalho para outros e a rotina do dia a dia retomada. O que muitas vezes as pessoas esquecem ou não colocam como prioridade na sua agenda são os exames médicos periódicos. O check-up médico é uma das principais formas de prevenção das doenças. Quando se trata de câncer então, é fundamental. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, a sobrevida e a qualidade de vida do paciente.

O câncer é a segunda causa de morte no mundo. Atualmente, 10 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência dessa doença, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, são registradas cerca de 240 mil mortes por câncer por ano (DataSUS). A prevenção é uma das medidas que devem ser adotadas como rotina pela população.

Tendo ou não casos na família, todos devem se prevenir. Mas a realidade aponta para outro cenário. Um levantamento inédito sobre o câncer feito pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), divulgado recentemente, mostra que a maior parte das pessoas tem pavor em grau máximo do câncer (41% dos entrevistados), mas ao mesmo tempo não procuram fazer a prevenção: um em cada quatro brasileiros não faz exames preventivos contra o câncer. “Ainda tem o estigma de doença incurável e que traz grande sofrimento. Isso assusta, mas não mobiliza as pessoas a tomarem atitudes no sentido da prevenção e identificação dos fatores de risco a que estão expostas. Exames rotineiros são fundamentais para o diagnóstico precoce, sinônimo de chance de cura”, comenta o oncologista clínico do Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), Dr. Alvaro Machado.

O diagnóstico precoce inclui ações para detecção de lesões em fases iniciais, quando ainda não causam sintomas ou sinais clínicos. Os exames são definidos conforme fatores de risco ou predisponentes de cada pessoa, como por exemplo tabagismo ou mutação genética. “Quando falamos em exames rotineiros estamos nos referindo aos indicados para pessoas com o risco médio da população. Popularmente, estes exames são chamados de ‘preventivos’, mas são, na realidade, diagnóstico precoce”, explica o oncologista do CTCAN.

Principais exames
Para a população feminina, alguns exames são essenciais. O câncer de mama, depois do câncer de pele não melanoma, é o que mais acomete e mata as mulheres no Brasil. Ele pode ser detectado precocemente por meio da mamografia, que reduz a mortalidade por esse tipo de câncer em até 30%. “A mamografia deve ser anual, a partir dos 40 anos de idade para todas as mulheres”, recomenda Machado.

Os outros dois cânceres que mais matam as mulheres, o de colo de útero e o colorretal, também têm grandes chances de cura se diagnosticados precocemente. “O diagnóstico precoce do câncer de colo de útero é fácil e acessível pelo exame de Papanicolau. Deve ser feito pelas mulheres rotineiramente a partir do início da atividade sexual ou dos 18 anos de idade. Para o câncer colorretal, a colonoscopia, que substitui o sangue oculto nas fezes com enorme vantagem, deve ser a partir dos 45 anos e, se for absolutamente normal, repetir a cada 10 anos. Esse exame também é indicado para a população masculina para a detecção do câncer colorretal”, enfatiza o oncologista.

Na população masculina, o câncer de próstata, que tem a maior incidência entre os homens, depois do câncer de pele não melanoma, também pode ser detectado precocemente. “O exame digital da próstata e dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) no sangue aos 45 anos e, depois, conforme orientação individualizada do urologista, é essencial para a prevenção do câncer de próstata”, revela Machado.

Os homens ainda são os que mais resistem na hora de procurar um médico. “As mulheres têm o hábito de consultar seu ginecologista desde a adolescência. Os homens vão ao médico apenas quando já estão doentes. Essa realidade vem mudando, mas ainda estamos longe do ideal. Preconceito, desinformação, medos e falta de acesso, tudo isso contribui para essa realidade”, observa o especialista.

O oncologista clínico salienta a importância do check-up todos os anos e sempre que perceber algum sinal ou sintoma. “Os exames rotineiros já se provaram eficazes em reduzir a mortalidade pelos diversos cânceres. Essa é a principal razão para fazê-los fielmente. Além da enorme chance de cura que o diagnóstico precoce possibilita, os custos e sequelas dos tratamentos também são infinitamente menores”, pontua Machado.

Hábitos de vida saudáveis também devem ser rotina
O especialista do CTCAN ressalta que há duas ações essenciais para a prevenção das doenças, em especial o câncer: diagnóstico precoce e hábitos saudáveis. “A OMS estima que 33% das mortes por câncer no mundo, ou mais que 3 milhões de mortes anuais, sejam causadas pelo tabaco, álcool, alimentação, sedentarismo e peso. No Brasil, isso representa cerca de 200 mil casos e mais de 70 mil mortes por ano. Recomendo não fumar ou parar de fumar, exercícios físicos regulares por pelo menos três horas semanais, alimentação saudável, manter peso ideal e reduzir drasticamente o consumo de bebidas alcoólicas”, orienta o oncologista clínico.

Assessoria de Imprensa CTCAN

Postado em 20 fevereiro 2019 06:35 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop