PASSO FUNDO – Polícia Civil deflagra operação contra quadrilha que atua no roubo de veículos

Postado em 15 fevereiro 2019 09:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Ação foi feita hoje nos bairros Zachia e Vera Cruz. Dois homens foram presos preventivamente

A Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) deflagrou a Operação Adsumus, em Passo Fundo, na manhã desta quinta-feira (14).

Foram cumpridas oito ordens judiciais: seis mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva. A operação visa o combate a uma associação criminosa armada especializada em roubos de veículos.

Investigação
Conforme o delegado Diogo Ferreira, a investigação teve início após um roubo de veículo ocorrido no dia 31 de dezembro do ano passado, em Passo Fundo. Na ocorrência, o proprietário de um Fiat/Strada foi rendido por seis criminosos na Rodovia Transbrasiliana. O veículo foi roubado e a vítima feita refém por mais de três horas.

O roubo foi praticado quando a vítima se dirigia à casa da família para festividades da virada do ano. No dia do crime, familiares ficaram preocupados com ausência do homem e começaram a procurá-lo. Na BR-285, o irmão da vítima visualizou a Strada, quando ela era acompanhada por motocicletas. Naquele momento, o familiar começou a perseguir o veículo e avisou a BM.

Os criminosos atiraram no irmão da vítima e conseguiram fugir. O dono do Strada foi liberado, sem ferimentos. “São criminosos não só de Passo Fundo, mas que vêm de outras regiões para, junto com os passo-fundenses, praticar crimes”, explica. Um dos suspeitos, Vilmar Jorge da Silveira, de 46 anos, estava preso em Ijuí, onde teve também decretada sua prisão pelo roubo do veículo. Além disso, ele é um dos 17 presos que fugiram do presídio de Passo Fundo em janeiro.

Seis envolvidos
A investigação realizou diversas diligências e identificou os seis envolvidos que participaram do crime, assim como uma das motocicletas utilizadas na ação, que estava na situação de roubo. A polícia pediu a prisão de todos os envolvidos, mas apenas dois dos seis suspeitos tiveram suas prisões preventivas decretadas pelo Poder Judiciário.

Os seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos bairros Vera Cruz e José Alexandre Zachia. Foram presos preventivamente Sodimar da Rosa, de 31 anos, no Zachia, e Vilmar Jorge da Silveira, de 46 anos, que estava recolhido no sistema prisional em Ijuí. Todos os investigados possuem diversos antecedentes por crimes contra o patrimônio.

Nome da operação
Conforme o delegado, a operação, batizada como Adsumus, tem relação com o trabalho desenvolvido pelos policiais da Draco. “Em latim significa estar presente, estar vigiando. Significa que a Polícia Civil está presente, acompanhando toda a movimentação de criminosos, crimes que praticam. E, sempre que é possível, nós fizemos as prisões”, explicou o delegado Diogo Ferreira.

Diário da Manhã

Postado em 15 fevereiro 2019 09:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop