CRUZ ALTA – HSVP adere ao Dia do Alerta

Postado em 25 maio 2013 08:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Atendendo deliberação da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Cruz Alta irá aderir ao DIA DO ALERTA e suspender os procedimentos eletivos do IPERGS, nesta quarta-feira (22/05).

Abaixo seguem informações divulgadas pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS sobre o DIA DO ALERTA:

Rememorando a pauta discutida na nossa Assembleia Geral do dia 12 de abril passado, referentemente as pendências de longa data junto ao Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul – IPERGS, atinentes às não respostas ao pagamento das glosas dos anos de 2005 a 2009, não abertura de sistema para recursos de glosas dos anos 2010 em diante, não cumprimento do acordo sobre a CMED 3 e não implantação da CBHPM, deliberamos naquela oportunidade por um posicionamento contundente, dando prazo para soluções definitivas a partir de uma notificação extrajudicial, inclusive com bloqueio de assistência eletiva.

Numa articulação sequencial, buscamos compartilhar este posicionamento com as demais Entidades que integram com esta Federação o Grupo Paritário junto ao IPERGS, quais sejam: Fehosul, Simers, Cremers e Amrigs. Juntos, buscamos novas, porém frustradas iniciativas, tentando resolver tais pendências através do diálogo, bom senso e compreensão, chegando todos à conclusão de que não há outro caminho a não ser aquele já indicado na nossa Assembleia de 12 de abril.

Assim sendo, em Assembleia Geral ocorrida na noite de ontem na Amrigs, com a participação de todas as Entidades integrantes do Grupo Paritário e diversos profissionais médicos, deliberou-se pelo que segue:

1. Estabelecer no próximo dia 22 de maio (quarta-feira), um dia de alerta aos Gestores do IPERGS, Governo do Estado e Servidores Públicos, sobre o risco de desassistência no Estado do Rio Grande do Sul por falta de condições de manutenção dos serviços, basicamente em decorrência do descaso com que as questões supra referidas vêm sendo proteladas há mais de dois anos. Neste dia ficou deliberado pelo bloqueio e/ou transferência para outra data de toda a assistência eletiva aos usuários do IPERGS, incluindo consultas, internações, exames e procedimentos ambulatoriais, ressalvando-se os casos de urgência e emergência;

2. Como ato público e formalizador do posicionamento, no dia 22 de maio será interposta uma notificação extrajudicial, com prazo de 30 dias para que o IPERGS resolva conclusivamente todas as pendências, sob pena de novas medidas administrativas, técnicas, assistenciais e judiciais, cabíveis. Também será estabelecido neste dia uma coletiva de imprensa, presença das Entidades junto ao Cartório de Notificação, visitas programadas a Ajuris, Ministério Público, Cpers, Associação dos Servidores, Presidência e Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Secretaria de Administração, Tribunal de Contas do Estado;

3. Manter a Assembleia Geral aberta, em caráter permanente, já havendo indicativo de paralisação da assistência eletiva, por tempo determinado a ser definido, se não resolvida a questão em 30 dias;

4. Cada Entidade representativa ficou com a responsabilidade de orientar a categoria a si vinculada, buscando a plena participação de todos nos atos já consensados, especialmente quanto à suspensão dos atendimentos do dia 22 e também objetivando dar a máxima publicização local na participação do dia de alerta.

(Julio Dornelles de Matos – Presidente da Federação das Santas Casas do RS)

Postado em 25 maio 2013 08:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop