A cada dois dias uma nova cervejaria abre as portas no Brasil

Postado em 14 fevereiro 2019 06:24 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O número de cervejarias no Brasil cresceu 23% em 2018, totalizando 889 fábricas registradas. O recorde foi alcançado após 210 novas fábricas terem sido abertas, ou seja, em média, a cada dois dias, uma cervejaria abriu as portas no país.

Os dados são do Anuário da Cerveja no Brasil, levantamento divulgado pelo ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). De acordo com a pasta, a expansão do setor é resultado do aumento da procura dos brasileiros por bebidas especiais.

O mestre cervejeiro Guilherme Macedo, que trabalha na Cervejaria Nacional, em Pinheiros, São Paulo, conta que o estabelecimento tem um projeto chamado Musas, onde mulheres, que são sommelier de cerveja, são convidadas para produzirem cervejas artesanais. Segundo ele, o intuito é mostrar que a bebida não é assunto exclusivo dos homens.

“O projeto consiste em convidar mulheres que se destacam no mercado cervejeiro para criar uma receita aqui na nossa cervejaria. Isso acaba sendo uma forma de compartilhar um pouco da história das musas do verão, para incentivar e inspirar que mais mulheres entrem no mercado cervejeiro. Em 2012, quando o projeto começou, haviam poucas mulheres no mercado. Mas, hoje, isso já se tornou realidade e o nosso papel, como cervejaria, é continuar contribuindo para esse tipo de projeto, para desmistificar que o mercado cervejeiro é coisa só para homem.”

Segundo o coordenador geral de Vinhos e Bebidas do ministério da Agricultura, Carlos Muller, ao todo, o Brasil conta com quase 17 mil produtos entre cervejas e chopes.

“É um bocado de cerveja. O que acontece também é o registro de produtos, porque que essas novas cervejarias produzem muita novidade, né? Então, eles registram o produto, produzem apenas uma vez e, muitas vezes, não voltam a produzir aquela mesma cerveja, né? Então isto colabora para que a gente tenha este altíssimo número de novos registros.”

Segundo o ministério da Agricultura, hoje em dia, 479 municípios do país têm, pelo menos, uma cervejaria, o que representa quase 10% das cidades brasileiras. Na divisão por estados, o Rio Grande do Sul concentra o maior número de fábricas cervejeiras (186), seguido por São Paulo (165) e Minas Gerais (115).

Cintia Moreira

Postado em 14 fevereiro 2019 06:24 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop