PASSO FUNDO – Operação 77 combate quadrilha que furta veículos e exige dinheiro das vítimas para o resgate

Na tarde desta segunda-feira, 11, a Polícia Civil, através da DRACO, coordenada pelo delegado Diogo Ferreira, deflagrou a Operação 77, que visa o combate aos crimes de furtos de veículos, extorsão e associação criminosa.

Na presente investigação apuramos que no período de 2 meses, houve o furto de três veículos, com a consequente extorsão dos valores, praticados por associação criminosa dedicada a pratica destes crimes.

Ocorrências:
1º FATO – BO 17900/2017: A vítima informou que no dia 02/12/17, por volta das 19h30min, estacionou sua camionete Ford F1000, amarela, carroceria de lata, com uma faixa de cor marrom, placas BGZ-6292, em frente a igreja congregação cristal do brasil, localizada na Rua Olavo Bilac, 88, bairro Petrópolis, e por volta das 21h00, após sair do culto, o veículo havia sido subtraído.

2º FATO – BO 18803/2017: A vítima informou que deixou o veículo GM/D20, placas IED-6437, por voltas das 11h, do dia 21/12/17, estacionado em via publica, na Rua Independência, quando retornou, o veículo havia sido furtado. Após o furto um homem ligou para a vítima exigindo 5 mil reais para devolver a camioneta, inclusive mandou fotos, e ameaçando para não envolver a Polícia. Não pagou o resgate.

3º FATO – BO 2080/2018: A vítima informou que no dia 15/02/18, por volta das 15h26min, deixou o veículo GM/S10, placas ILN-4474, no estacionamento coberto do mercado Stok Center, localizado no bairro Petrópolis, quando retornou das compras, cerca de uma hora depois, percebeu que o veículo havia sido furtado. Após o fato desconhecido entraram em contato com a vítima exigindo 5 mil reais para devolver o veículo.

Investigação:
Ao analisar as imagens das câmeras de segurança do mercado, constatou-se que foi utilizado um veículo GOL, para auxiliar no furto da S10, onde as 15h56min, 3 indivíduos dentro do GOL entraram no estacionamento do mercado. Após alguns minutos sai o GOL, com dois tripulantes e o terceiro dirigindo a S10 furtada. Após realizar diligências, foi identificado o possuidor do Gol, placas AJY-3375, sendo apreendido o veículo, e o proprietário é Rudimar Terre, 30 anos, preso nesta tarde, no bairro Leonardo Ilha.

Cumpre salientar que os furtos de veículos e extorsão decorrente aumentaram exponencialmente nos últimos meses, onde após o furto, praticam a extorsão, e as vítimas no temor de não recuperar o veículo, pagam, e consequentemente fomentam ainda mais o crime, estimulando esses criminosos desocupados a continuar nessa seara do crime “sem violência”.

Hoje houve o cumprimento de 3 ordens judiciais, com a prisão de Rudimar Terre, 30 anos, no bairro Leonardo Ilha. A operação prossegue, onde há mais investigados que rotineiramente praticam furtos e roubos de veículos com o intuito de realizar a extorsão das vítimas.

Foto: PC
Rádio Planalto