TAPERA – Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia

Postado em 24 maio 2013 15:18 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Programa Religioso:
Dia 25/05(Sábado) – às 10 horas Missa de Bodas de Diamante do Casal Manoel João e Jurema Schneider na Vila Brasília.
– às 18 horas Missa na Igreja Matriz.
– às 20 horas Missa Crioula no Parque de Rodeios, sendo uma promoção do CTG Guido Mombelli.
Dia 26/05(Domingo)- às 08;30 horas Missa na Igreja Matriz e logo após batizados.
Dia 28/05(3ª feira) – às 18 horas Reunião das equipes de liturgia no Centro Catequético.
Dia 29/05(4ª feira) – Atendimento aos fiéis na Paróquia.
Dia 30/05(5ª feira – Festa de Corpus Christi – Feriado Nacional) – às 15 horas Missa e procissão com a Santa Eucaristia, ao redor da Praça Central, com paradas e reflexões sobre a Eucaristia.
Dia 01/06(Sábado) – às 18 horas Missa na Igreja Matriz.
– às 19;30 horas Missa na Capela São Paulo em Lagoa dos Três Cantos.
Dia 02/06(Domingo) – às 08;30 horas Missa na Igreja Matriz
– às 10 horas Missa de Bodas de Ouro do casal Léo Claudino e Nelci Maria Altenhofen na Matriz.
Avisos e Convites
1)    Santas Missões Populares: Em nossa paróquia as Santas Missões acontecerão no mês de agosto, porém, realizamos nesta semana a distribuição dos materiais aos grupos de famílias, para as comunidades do interior. Já, para as coordenações dos movimentos e pastorais da igreja matriz, o encontro foi realizado no dia (23), trazendo a programação das Santas Missões, bem como a preparação das equipes de missionário(a)s que irão atuar na formação dos grupos de famílias na comunidade da igreja matriz. Contamos com a participação de todo(a)s!
2)    Batizados: Acontecem neste domingo(dia 26), os batizados na igreja matriz, logo após a missa das 08;30 horas. Os pais e padrinhos devem estar presentes na missa, uma vez de que junto a eles assumimos o compromisso de consagrar as crianças e de encaminha-las para a convivência fraterna e cristã, junto às nossas famílias e comunidades. Por isso, o exemplo e testemunho de todos nós são muito importantes. Serão 12 crianças que receberão o 1º sacramento em suas vidas, tornando-se assim filho(a)s de Deus. Que Deus o(a)s abençoe!
3)    Bodas de Diamante: Acontecerá neste sábado(dia 25), na Capela da Vila Brasília, onde o casal Manoel João e Jurema Schneider, juntamente com seus familiares estarão celebrando os seus 60 anos de vida matrimonial. Aos mesmos desejamos muitas felicidades e que Deus continue a abençoar!
4)    Encontro com as Catequistas do interior: Recordamos a todas de que o próximo encontro está marcado para o dia 04 de junho, às 19 horas e o local será o Centro Catequético. Trazer o material de estudos distribuído no último encontro. Pede-se a presença de todas!
5)    Festa de Corpus Christi: A Solenidade de Corpus Christi, é formada pela Santa Missa, e a admirá¬vel procissão e pelos belos tapetes, simbolizando a Eucaristia. Esta festa foi instituí¬da pelo Papa Urbano IV, no século XIII.  A solenidade do Corpo e do Sangue de Cristo nos atrai pela beleza do culto à Eucaristia e nos recorda que a memória do Senhor se faz pelo Sacrifício, pela Refeição Eucarística e pelo Serviço. Na Ultima Ceia, “na noite em que ia ser en¬tregue” (1Cor 11,23), junto aos seus Apóstolos, Jesus celebrou a ceia pascal deixando-nos o memorial de seu Corpo e seu Sangue. Assumindo plenamente sua humanidade, Ele logo mergulharia na noite da morte e do silêncio. Jesus quis, então, permanecer entre nós como presença viva e vivificante to¬dos os dias (ver Mt 28,20) nesse modo sacramental: na aparência do pão e do vinho, Ele mesmo se faz dom e presença! Para isso, Ele escolheu a forma do con¬vívio fraterno da ceia. Em comunidade e fiel ao mandamento do Senhor, a Igreja sempre celebra a Eucaristia: “Fazei isto em minha memória” (1Cor 11,24; Lc 22,19), sobretudo, no Domingo, dia da Ressurreição de Jesus.  Os elementos essenciais do Sacramen¬to da Eucaristia, o pão de trigo e o vinho de uva (como confessa São Cirilo de Jerusalém, em sua catequese sobre os Mistérios de Cristo) nos dão, verdadeira¬mente, o Corpo e o Sangue de Jesus: Em forma de pão nos é dado o Cor¬po e, em forma de vinho, o Sangue, para que nos tornemos, tornando o Corpo e o Sangue de Cristo, concorpóreos e consanguíneos com Cristo. Assim nos tornamos porta¬dores de Cristo (cristóforos), sendo nossos membros penetrados por seu corpo e sangue. É a homenagem da Igreja ao Corpo e Sangue de Jesus Cristo – A Eucaristia.
Desse modo, a partir do mandado do Senhor, participamos intimamen¬te da Eucaristia, que não se limita ao Altar, inclui também fazer o mesmo que Jesus. Cabe recordar a passagem do lava-pés, no Evangelho de João (Jo 13,1-15), na qual Jesus se coloca como servidor de todos. A saber, Ele tira o manto de Se¬nhor, Mestre, Rabi, e amarra na cintu¬ra uma toalha de escravo. Depois, ajoe¬lha-se diante de cada um dos discípulos e lava-lhes os pés.
Mais ainda: o apóstolo Paulo, em sua carta à comunidade de Corinto (ver 1Cor 11,20), adverte-nos que onde não há justiça e fraternidade não há realmente a celebração da Ceia do Se¬nhor. Perguntemo-nos: como nos empe-nhamos na promoção da justiça, pre¬ferencialmente em favor dos pobres? Que significa a fraternidade para a vida pessoal e comunitária? Que prá¬tica pessoal e pastoral decorre da Ceia do Senhor?

Pe. Osório Serrão – Pároco

Postado em 24 maio 2013 15:18 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop