CARAZINHO – Eletrocar pretende deixar de atender Selbach e Colorado

Postado em 01 fevereiro 2019 15:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Moradores de Selbach reclamam da qualidade do serviço oferecido. Prefeitura de Carazinho, acionista majoritária da Eletrocar, confirma intenção de romper vínculo com os dois municípios

Quando a conversa é sobre fornecimento de energia elétrica na cidade de Selbach, o assunto fica sério. A cidade é abastecida pela empresa carazinhense Eletrocar e, segundo o prefeito do município, Sérgio Ademir Kuhn, a situação é delicada e não é de hoje. “Fui vereador na Câmara por 20 anos e isso sempre foi muito cobrado pela população a questão da falta de qualidade na energia elétrica”, relatou Kuhn.

O prefeito relata que o serviço é precário e que a busca é para que, de uma vez por todas, Selbach consiga ter uma energia de qualidade. Kuhn afirma que a situação não é novidade nem para o poder público de Carazinho ou para a Eletrocar, afinal, ressalta que vários contatos já foram feitos com as autoridades envolvidas no caso. Inclusive, ele ressalta que não se esconde o interesse em outra fornecedora de energia, que já está na área rural e industrial da cidade e atende melhor os munícipes.

Kunh relata também que tudo está sendo feito com diálogo e em um bom entendimento, dentro da responsabilidade de cada um, inclusive, salientou que sempre teve a atenção do prefeito de Carazinho, Milton Schmitz, e do presidente da Eletrocar, Cláudio Joel de Quadros, e entende que é natural que ambos defendam os interesses da empresa local. “Nas nossas redes sociais aqui do município a população nos cobra muito, salientando a falta de qualidade, é uma das piores qualidades que deve existir em nível de região, estado e Brasil”, reforçou o prefeito de Selbach, que ainda reitera que o desejo de mudança é para responder a população, inclusive reuniram documentos atestando a falta de qualidade, que já foram entregues na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília.

Mudanças

O prefeito salienta que os documentos encaminhados foram assinados por entidades que apoiam o poder Executivo da cidade nesta mudança. Um abaixo assinado, reunindo mais de duas mil pessoas, também está anexado, reforçando, segundo Kuhn, o apoio da comunidade para com a mudança de companhia de energia elétrica.

Segundo Kuhn, a administração de Selbach nunca escondeu a insatisfação com a Eletrocar, cobrando sempre dentro da legalidade a possibilidade de colocar um ponto final nessa questão, inclusive, encerrando os trabalhos da companhia na cidade, dando possibilidade para outra fornecedora. “Tanto já cobramos que agora não queremos mais a possibilidade da Eletrocar, estamos avançando muito com a questão da outra empresa, isso não é novidade”, complementou o prefeito, que relata que aguarda as respostas, para que defina o próximo passo a ser seguido.

Para o prefeito, o mais importante é que a situação seja resolvida logo, afinal, a população depende da energia elétrica e não quer mais passar por transtornos por conta disso. “Os vereadores de Carazinho, certamente, se fossem atendidos da forma como é aqui, a comunidade também não ia aceitar dessa forma mais”, relatou Kuhn, que apesar das reclamações, entende que também é preciso preservar a empresa, por isso afirma que existe um cuidado para avançar com todas as questões envolvidas neste caso.

A reportagem entrou em contato com a direção da Eletrocar, em Carazinho, porém, o presidente da empresa, Cláudio Joel de Quadros, afirmou que ainda iria se inteirar sobre o assunto antes de se manifestar.

Consenso
Sobre o assunto, o prefeito de Carazinho Milton Schmitz afirmou que a Eletrocar já está trabalhando com a possibilidade de romper com os municípios de Selbach e Colorado e que, segundo ele, a companhia já está operando por orientações da Prefeitura carazinhense, afinal é a sócia majoritária na Eletrocar.

– Eu tenho a convicção que Selbach e Colorado não agregam valor nenhum para a Eletrocar. Está lá, atendendo e trabalhando, mas não tem a satisfação dos munícipes e região e não tem resultado financeiro para a Eletrocar – frisou Schmitz, que ainda reforça que a possível saída da empresa destes dois municípios não vai implicar em reduzir o tamanho da companhia elétrica.

Segundo o prefeito, faz parte dos planos do município e da Eletrocar que a venda aconteça, afinal, com o valor arrecadado, vão poder investir em áreas de interesse, como Chapada. “A Eletrocar estava com R$ 77 milhões de endividamento. Com gestão, trabalho sério e muita competência, conseguimos trazer para R$ 30 milhões essa dívida”, relatou Schmitz, que salienta que ainda não sobra dinheiro em caixa, justamente pelo pagamento parcelado da dívida, porém, em mais ou menos três anos, esse valor estará zerado. “A Eletrocar vai produzir lucros para poder fazer investimentos, participar mais ativamente da comunidade, então, estamos felizes”, reiterou o prefeito.

– Com a Eletrocar não brincamos – frisou Schmitz, dizendo que a população pode ficar tranquila, afinal tudo é feito dentro de muita seriedade, seguindo sempre dentro da lei. “Queremos negociar sim Selbach e Colorado, mas, tem o passo a passo, a Câmara de Vereadores que precisa aprovar, tem uma série de coisas que estão acontecendo gradativamente. Tenho certeza que dentro desse semestre isso vai ser concretizado”, explicou o prefeito.

Diário da Manhã

Postado em 01 fevereiro 2019 15:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop