Procon contabiliza queda de 24,7% nas reclamações dos consumidores em 2018

Postado em 23 janeiro 2019 06:39 por JEAcontece
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De janeiro a dezembro de 2018, 1.229 consumidores procuraram o Procon de Carazinho para solicitar auxílio em questões relacionadas a insatisfação com serviços adquiridos. O número foi 24,7% inferior ao registrado em 2017, quando foram contabilizadas 1.632 reclamações. Na visão do coordenador administrativo do Procon no município, Gilvane Gonçalves Pedrolo, a explicação para a diminuição tem relação com a maior oferta de canais de comunicação entre consumidores e fornecedores.

– A ampliação dos canais de reclamação que estabelecem uma comunicação direta entre consumidores e empresas prestadoras de serviços pode explicar essa diminuição. Além disso, hoje em dia, as empresas têm procurado ofertar maior resolutividade em relação a este tipo de demanda -, observa Pedrolo.

Nesse contexto, os serviços de telefonia e de TV por assinatura, a exemplo de anos anteriores, lideraram as reclamações. Na sequência, aparecem as insatisfações com bancos e financeiras, seguidos dos estabelecimentos comerciais. “O maior número de reclamações se deu nos meses de janeiro e julho. Um reflexo das datas comemorativas que precedem esse período, como as festas de final de ano e o Dia das Mães, respectivamente – avalia Pedrolo.

Resolutividade
Uma vez que as reclamações chegam ao Procon, o procedimento adotado pelo órgão, é registrar a denúncia junto ao SINDEC (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor) e estabelecer contato telefônico com o fornecedor, no intuito de mediar a solução do problema. “Para tanto, enviamos uma notificação por carta AR (Aviso de Recebimento), na qual é concedido o prazo de 10 dias para que o fornecedor manifeste-se formalmente. A notificação ao fornecedor também requer o comparecimento dele em audiência, na sede do Procon, onde se faz a mediação para a solução da reclamação. Caso não seja resolvido nestes procedimentos administrativos, orienta-se o consumidor a procurar o JEC (Juizado Especial Cível), para que busque a tutela judicial na defesa de seus direitos”, explica Pedrolo. Nesse contexto, no município, segundo Pedrolo, a porcentagem de resolutividade dos problemas apresentados pela comunidade é superior a 85%.

Diário da Manhã

Postado em 23 janeiro 2019 06:39 por JEAcontece
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